O presidente do Fed, Jerome Powell, encontrou-se com os líderes da Coinbase e da Digital Dollar Project
O presidente do Fed dos EUA, Jerome Powell, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong e Chris Giancarlo, da Digital Dollar Project, se reuniram em maio.
Os executivos da Coinbase continuam a se mover entre os grandes nomes do cenário financeiro. Este mês, foi a vez de ninguém menos que o presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell.
De acordo com o cronograma de trabalho de Powell para maio, o chefe do Fed teve uma reunião cara a cara com o chefe da exchange de criptomoedas Coinbase Global Inc. em 11 de maio.
Paul Ryan, ex-presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, também foi convidado para o evento.
A reunião durou meia hora e não foram divulgados mais detalhes sobre os temas discutidos, nem quem conduziu a discussão. Bloomberg tentou entrar em contato com o Fed e a Coinbase, mas nenhuma das partes quis comentar.
Coinbase e o cenário cripto americano
A Coinbase já joga nas grandes ligas políticas há algum tempo. Na verdade, seu ex-diretor jurídico, Brian Brooks, foi nomeado pelo governo do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump como controlador da moeda. Depois que Joe Biden assumiu o poder, Brooks deixou seu cargo e se tornou CEO da Binance US.
Durante o mandato de Brooks, grandes avanços foram feitos para facilitar os negócios para várias empresas de criptomoedas, especialmente o licenciamento.
Da mesma forma, um olhar mais acolhedor das autoridades e o recente boom da criptomoeda levaram a Coinbase a se expandir, aumentando o número de tokens suportados, bem como os serviços oferecidos a clientes individuais e institucionais.
A listagem direta da Coinbase também deu à indústria um pouco de legitimidade, embora a Coinbase já fosse uma referência para o que um negócio de criptomoeda deveria ser nos Estados Unidos.
O caminho para um dólar digital
Jerome Powell não é exatamente o que você chamaria de personagem pró-criptomoeda. Na verdade, ele criticou sua natureza volátil em várias ocasiões e o fato de que sua tecnologia diminui a capacidade do estado de exercer o controle de supervisão.
Em um webinar recente patrocinado pelo Bank of International Settlements, Powell criticou o Bitcoin e negou que ele pudesse competir com o dólar, apesar dos golpes na economia dos EUA.
“Ativos criptos são altamente voláteis – veja Bitcoin – e, portanto, não são realmente úteis como reserva de valor. Eles não são apoiados por nada. Eles são mais um trunfo para especulação … É essencialmente um substituto para o ouro em vez do dólar. ”
Mas, apesar de sua aversão a criptomoedas, Powell reconhece o potencial que um dólar digital pode ter para a economia dos EUA. O US CBDC ainda está em sua infância. Ainda assim, os EUA querem acelerar o ritmo para evitar uma potencial perda de poder geopolítico na esteira dos avanços da China.
E apenas um dia depois de se encontrar com Coinbase, Powell teve uma videoconferência com Chris Giancarlo do Digital Dollar Project para provavelmente discutir questões relacionadas ao US CBDC. A reunião continuou no dia seguinte.
Talvez os EUA não queiram competir com El Salvador para se tornar um país pró-bitcoin, mas pode estar se aquecendo para ser a primeira potência global com um CBDC.
Fonte: CryptoPotato
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.