O presidente do Fed, Jerome Powell, falou sobre moedas digitais no FMI

Jerome Powell discutiu as moedas digitais no FMI e a seguir você encontra o que ele disse

O presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, falou na reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) hoje às 8h EDT, onde abordou os pagamentos transfronteiriços e moedas digitais.

Powell já aludiu ao poder das moedas digitais antes. Em fevereiro deste ano, ele descreveu o projeto Libra do Facebook como um “alerta”. Ele também disse que se uma moeda digital move os EUA na direção de preservar a centralidade de uma moeda confiável e aceita é uma “questão em aberto”. Hoje, o público sintonizou para qualquer clareza sobre os planos dos EUA para uma moeda digital.

“Existem várias maneiras de um CBDC melhorar o sistema de pagamentos e é principalmente essa área que motiva nosso interesse”, disse Powell durante a reunião, identificando o principal motivo pelo qual um CBDC pode vir aos Estados Unidos no futuro.

“Powell está muito no lado tradicional das finanças, mas alguns de seus comentários recentes foram prospectivos e sua presença sinaliza o reconhecimento da importância das moedas digitais”, disse Jason Deane, analista de Bitcoin da Quantum Economics.

Outra questão interessante é como a postura dos EUA se relaciona com o recente progresso da China em seu yuan digital, o DCEP, que já está bem encaminhado.

A cidade de Shenzhen já emitiu 10 milhões de yuans em moeda digital para 50 mil cidadãos selecionados aleatoriamente por meio de envelopes vermelhos, de acordo com o site chinês Weixin. Os vencedores, de acordo com a postagem do site, podem gastar esses fundos digitais “em 3.389 comerciantes no distrito de Luohu”.

De acordo com Powell, no entanto, cada país deve considerar cuidadosamente sua própria posição em relação aos CBDCs.

Em fevereiro, Powell escolheu “questões cibernéticas e questões de privacidade” como duas áreas que precisam ser consideradas para os Estados Unidos. Hoje, ele aludiu a essas questões mais uma vez. “Para o Federal Reserve, nosso foco principal é se e como um CBDC poderia melhorar um sistema de pagamentos domésticos já seguro, eficaz, dinâmico e eficiente.”

Além disso, Powell disse que os Estados Unidos, ao contrário de outras jurisdições, já têm uma população altamente bancarizada. “Temos uma população com muitos bancos, de modo que muitos – embora não todos – já tenham acesso ao sistema de pagamentos eletrônicos.”

“Achamos que é mais importante acertar do que ser o primeiro”, acrescentou Powell.

Parece que teremos que esperar antes que os EUA anunciem uma moeda digital.

Fonte: Decrypt

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.