O Protocolo Origin Defi sofre grande ataque e ocasiona queda de 85% na stablecoin

O Protocolo Origin na DeFi é a vítima mais recente de um ataque de empréstimo instantâneo e seu desenvolvedor agora tenta congelar os tokens.

O incidente ao Protocolo Origin foi semelhante ao ataque que ocorreu no dia 14 de novembro com o Value DeFi, onde os criminosos roubaram US $6 milhoes de tokens. O cofundados do Protocolo Origin, Matthew Liu, explicou que os fundos roubados foram rastreados até uma carteira, que a equipe está monitorando.

Ele também revela que o invasor “usou tanto Tornado Cash quanto Renbtc para lavar e mover fundos” (Tornado Cash e Renbtc são ferramentas que permite o anonimato). De acordo com Liu, “ainda há 7.137 ETH e 2.249M DAI guardados em uma das carteiras do invasor “.

Embora a equipe do Protocolo de Origem diga que fez progresso no entendimento do ataque e no rastreamento do fluxo de fundos, ainda avisa:

Continuamos trabalhando para tentar recuperar os fundos. Se você ainda está fornecendo liquidez no Sushiswap, recomendamos que você remova seus fundos o mais rápido possível. Também recomendamos fortemente que você não tente comprar ou vender OUSD neste momento.

Após o ataque, o valor do stablecoin OUSD despencou e foi negociado a $ 0,15 por token em 17 de novembro. Antes do colapso do preço, o stablecoin vinha sendo negociado consistentemente em paridade com o dólar.

O protocolo Origin Defi sofre grande ataque de empréstimo instantâneo - OUSD Stablecoin Value cai 85%

Falha de reentrada

Enquanto isso, Liu dá detalhes de como os invasores conseguiram realizar o ataque, mesmo quando a equipe do Protocolo Origin achava que o contrato era seguro. De acordo com Liu, o “ataque foi uma falha de reentrada em nosso contrato”. Ele admite que seu contrato está a salvo de tais falhas, “a menos que um de nossos stablecoins com suporte esteja nos atacando”.

Depois de executar o ataque, os criminosos “retiraram a maioria dos stablecoins da OUSD”.

A declaração de Liu acrescenta:

Eles foram então capazes de obter OUSD extra após a retirada e vendê-lo no Uniswap e Sushiswap por USDT em transações subsequentes

A equipe do Protocolo Origin afirma que irá realizar uma “análise completa de transação por transação que ocorrerá em breve”. A equipe também está implorando ao(s) invasor(es) que devolvam os fundos roubados depois de demonstrar suas “habilidades superiores como hackers”.

Fonte: BitcoinNews

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_