O que causou a queda na atividade da rede do Bitcoin?
Mais hold, menos trade
A atividade diária das transações começou a crescer de forma constante no início deste ano, o que coincidiu com o aumento do preço do Bitcoin. O trade e a mineração aumentaram, o que incrementou esse número. Entretanto, a contagem de transações teve uma mudança abrupta no início deste mês, com o preço em queda junto com a economia global.
No início deste ano o total de transações diárias subiu para 350 mil. Agora, contudo, é cerca de 275 mil por dia e caindo.
Vários fatores contribuíram para esse declínio. Preços mais baixos levaram a menos atividade de mineração, como evidenciado por uma queda notável no poder de hash da rede nos últimos dias. Mais notavelmente, os proprietários de Bitcoin retiraram milhares de moedas das exchanges, fazendo com que a atividade de trade diminuísse.
A principal conclusão desses movimentos é que os investidores de Bitcoin agora estão mais interessados em manter seus fundos seguros em carteiras pessoais do que em bolsas. Armazenamento em cold wallets significa menos atividade de rede, que pode ser vista nos dados.
O backup dessa noção é o fato de que o número de carteiras de Bitcoin continua a crescer constantemente, assim como a diversidade. Atualmente, existem mais de cem mil endereços ativos a mais do que havia no início do mês.
Poucas transações revelam que Bitcoin é um paraíso seguro
Ironicamente, o declínio na atividade de rede demonstra que o Bitcoin é saudável e seguro. Investidores que movem suas moedas para carteiras autocontroladas indicam que a criptomoeda está sendo tratada como um porto seguro durante esse período de estresse econômico global.
Além disso, essa ação ajuda a aumentar o valor do Bitcoin, reduzindo o suprimento disponível usado para negociação. De fato, os defensores do Bitcoin devem se preocupar mais com muitas transações diárias do que com poucas.
Atualmente, a rede pode lidar apenas com cerca de 600 mil transações por dia, sem taxas e congestionamentos tornando-se um problema. Até que a Lightning Network, ou alguma outra solução de dimensionamento se torne mais amigável, o problema de muita atividade é real.
Os números de transação do Bitcoin provavelmente voltarão à medida que o mercado se recuperar. No entanto, por enquanto esses dados indicam que a criptomoeda está funcionando exatamente como projetado.
Fonte: Bitcoinist
- Ouça nosso podcast: De frente com Armatinha #03 – JR (KriptoBR)