O que é Cardano (ADA) ?

O que é a Cripto Cardano ?

O Cardano é um projeto de Blockchain pública descentralizado totalmente open source. A Cardano está desenvolvendo uma plataforma de contrato inteligente que busca oferecer recursos mais avançados do que qualquer protocolo desenvolvido anteriormente.

O projeto está sendo desenvolvido em duas camadas que separam a contabilidade dos valores da conta do motivo pelo qual os valores são movidos de uma conta para outra. Essa separação permite que os contratos inteligentes escritos na plataforma sejam mais flexíveis. As empresas podem tirar vantagem dessa separação para adequar o design, a privacidade e a execução de cada contrato para melhor atender a demanda para seus projetos.

Por dentro do Cardano

O Cardano é uma rede blockchain inovadora de prova de participação (PoS), sendo desenvolvida em uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos descentralizados (DApp) com um ledger de vários ativos e contratos inteligentes verificáveis. Construído com o rigor dos métodos de desenvolvimento formal de alta garantia, o Cardano visa alcançar a escalabilidade, interoperabilidade e sustentabilidade necessárias para aplicativos do mundo real. O Cardano foi projetado para ser a plataforma de escolha para os DApps de grande escala e de missão crítica que sustentarão a economia do futuro.

Com base na pesquisa acadêmica revisada por pares, Cardano tem um espírito de abertura e transparência. Todas as pesquisas e especificações técnicas que sustentam Cardano são publicadas publicamente e todas as atividades de desenvolvimento de Cardano são disponibilizadas ao público. O Cardano é projetado por uma equipe global de especialistas que são líderes em disciplinas que variam de sistemas distribuídos a linguagens de programação e teoria de jogos e é desenvolvido em conjunto pela IOHK e parceiros. A IOHK desenvolve a tecnologia, a Fundação Cardano é responsável por supervisionar o desenvolvimento e promover o Cardano, enquanto Emurgo promove a adoção comercial. Enquanto construímos Cardano, somos apenas guardiões. Quando a rede estiver totalmente descentralizada, ela pertencerá à comunidade e será a comunidade que decidirá seu futuro por meio de recursos avançados de governança.

O que é o Roadmap do Cardano ?

O roadmap do Cardano é um resumo do desenvolvimento do Cardano, organizado em cinco épocas: Byron, Shelley, Goguen, Basho e Voltaire. Cada era é centrada em um conjunto de funcionalidades que serão entregues em vários lançamentos de código.

Embora as épocas de Cardano sejam entregues sequencialmente, o trabalho para cada era acontece em paralelo, com pesquisa, prototipagem e desenvolvimento frequentemente em andamento ao mesmo tempo nos diferentes fluxos de desenvolvimento.

O trabalho de cada época é reunido e apresentado em sua página dedicada, representando anos de esforço. Na página você encontrará uma visão geral dos objetivos da época, bem como descrições dos principais componentes funcionais, links para pesquisas acadêmicas associadas, atualizações de status e até mesmo confirmações de códigos em tempo real.

Acesse aqui o Whitepaper da Cardano.

Foto de Andre Cardoso
Foto de Andre Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/