O que é Chainlink ?

O que é o projeto Chainlink ?

O ChainLink é um middleware de blockchain que permite que contratos inteligentes acessem os principais recursos fora da cadeia, como feeds de dados, várias APIs da web e pagamentos tradicionais de contas bancárias. Ao fornecer contratos inteligentes, acesso seguro a esses recursos essenciais, o ChainLink permite imitar acordos do mundo real que exigem prova externa de desempenho e precisam efetuar pagamentos em métodos de pagamento amplamente disponíveis, como pagamentos bancários.

O Chainlink visa a criação de um mecanismo de liquidação fora da cadeia, em que instituições tradicionais, como bancos, podem se comunicar com blockchains, bem como abrir um protocolo entre cadeias.

Por dentro do projeto da LINK

Os contratos inteligentes estão prontos para revolucionar muitos setores, substituindo a necessidade de acordos legais tradicionais e acordos digitais automatizados de forma centralizada. A verificação e a execução do desempenho dependem de ações manuais de uma das partes contratantes ou de um sistema automatizado que recupera e atualiza programaticamente as alterações relevantes. Infelizmente, por causa de seus protocolos de consenso subjacentes, as cadeias de blocos nas quais contratos inteligentes são executados não podem suportar comunicação nativa com sistemas externos.

Hoje, a solução para esse problema é a introdução de uma nova funcionalidade, chamada oracle, que fornece conectividade ao mundo externo. Oráculos existentes são serviços centralizados. Qualquer contrato inteligente que use esses serviços tem um único ponto de falha, tornando-o não mais seguro do que um contrato digital tradicional e centralizado.

Neste artigo, apresentamos o ChainLink, uma rede de oráculos descentralizados. Descrevendo os componentes on-chain; o ChainLink fornece contratos para obter conectividade externa e o software que alimenta os nós da rede. Apresenta um sistema simples de agregação de dados de contratos na cadeia e um mecanismo de consenso fora da cadeia mais eficiente. Também descrevemos serviços de suporte à reputação e monitoramento de segurança do ChainLink que ajudam os usuários a fazer seleções informadas de fornecedores e a obter um serviço robusto, mesmo sob condições agressivas de adversidade.

Chainlink função

Finalmente, foram caracterizadas as propriedades de um oráculo ideal como orientação para a estratégia de segurança e foram apresentadas possíveis melhorias futuras, incluindo programação de oradores com recursos avançados, modificações na infraestrutura da fonte de dados e execução confidencial de contratos inteligentes; uma rede oracle descentralizada.

Acesse aqui o Whitepaper da Chainlink.

Foto de Andre Cardoso
Foto de Andre Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/