Entenda o que é uma operação OTC em criptomoedas

bitcoin02 interna
Por que transações OTC são tão importantes para o mercado cripto? Imagem: Victor Mochere

Esta modalidade é de grande importância para grandes players; aprenda do que se trata e porque é essencial para uma economia saudável.

OTC: Conceito

Apesar de as exchanges de criptomoedas desempenharem um papel fundamental na economia descentralizada, certas transações devem ser preferencialmente executadas fora delas.

Transações OTC (Over The Counter, ou “Sobre o Balcão”, em tradução livre”) são negociações de ativos não realizadas por meio de exchanges. Elas são realizadas mediante acordo prévio entre o comprador e o vendedor.

Toda a transação é realizada de maneira 100% privada: não existe a necessidade de abrir uma ordem de compra ou venda. Enquanto alguns negociantes dessa modalidade trabalham apenas com grandes volumes, outros operam qualquer quantia.

Vantagens

Operações OTC têm várias vantagens. Confira-as:

  • É possível negociar grandes volumes de criptomoedas, sem comprometer a liquidez das corretoras;
  • As tarifas de transação são muito baixas, reduzindo custos;
  • Devido à privacidade das transações, não há oscilações nos preços do mercado, independentemente do volume comprado ou vendido.

Importância em cripto

O whitepaper do Bitcoin é bastante claro: trata-se de uma criptomoeda de ponta-a-ponta (P2P), designada principalmente para transações bilaterais entre indivíduos e empresas.

Transações OTC remetem diretamente à criação dos ativos digitais de tecnologia descentralizada e distribuída. A presença de contrapartes de confiança é, sem dúvidas, algo que traz praticidade – mas compromete a privacidade e a segurança.

Poder adquirir quantos ativos digitais você quiser, sem atrapalhar os preços das exchanges e por preços convidativos, pode ser uma excelente forma de ingressar no mercado.

Para tanto, busque indicações de indivíduos ou empresas reconhecidos por sua honestidade, integridade e profissionalismo. Afinal, não são poucos os golpistas espalhados pela rede.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.