O que é um token de governança?

token01 interna
Aprenda em poucos minutos o que é um token de governança e seu papel fundamental nas tecnologias Web3. Imagem: Crypto.com

Entenda o que é e qual a sua importância dentro de qualquer ecossistema blockchain

O que é um token?

De maneira simplificada, um token é um símbolo. Trata-se da representação digital de um ativo – seja ele dinheiro ou um bem eletrônico qualquer um investimento.

O Bitcoin (BTC), por exemplo, pode ser considerado um token, assim como o Ether (ETH): ambos são representações de seus respectivos ativos digitais e são facilmente identificados por elas.

O que é um token de governança?

É todo tipo de ativo que pode ser utilizado por seu dono para contribuir com a organização que o emitiu. Da mesma forma que acionistas são proprietários de parte de uma empresa, detentores de tokens de governança fazem parte diretamente de uma comunidade.

Quanto mais sólida, colaborativa e descentralizada for a comunidade, melhor a saúde financeira do projeto e mais funcional será seu sistema de governança. Um bom exemplo é a SushiSwap, uma das exchanges descentralizadas (DEX) mais tradicionais da rede: sua moeda nativa (SUSHI) pode ser utilizada para garantir direitos de votação e propor mudanças.

Como ele pode ser utilizado?

Confira seus principais casos de uso:

  • Percentuais de remuneração aos provedores de liquidez na blockchain;
  • Distribuição de novos tokens;
  • Aprovar ou reprovar mudanças estruturais importantes para a saúde do ecossistema;
  • Sugerir novas funcionalidades;
  • Selecionar novos representantes.

Conclusão

Estes ativos são fundamentais para a subsistência de qualquer projeto blockchain: eles podem tanto ser comprados e investidos como ações como aplicados para garantir liquidez à rede, além de garantir que sua voz seja ouvida.

Sobre os projetos: quanto mais transparentes e descentralizados, melhor. Um projeto com boas práticas tende a construir uma comunidade saudável e bem-disposta a ajudar os iniciantes.

O conceito é bastante simples, mas deve ser compreendido por qualquer entusiasta do mercado de criptomoedas.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.