O que é uma aplicação descentralizada?

Aplicação Descentralizada

Os usuários da Internet não possuem controle sobre os dados que compartilham nos sites atuais.

O Ethereum é único que pode utilizar a tecnologia blockchain como forma de corrigir o que seus designers acreditam ser uma parte problemática do nosso atual modelo de internet.

É como uma “appstore descentralizada” onde qualquer um pode publicar seus aplicativos (dapps), que, ao contrário dos aplicativos de hoje (como o Gmail ou o Uber) não possuem uma interface que funcione ou gerencie as informações de um usuário.

Dapps conecta usuários e provedores diretamente.

Um exemplo é a possibilidade de usar este tipo de design para um Twitter descentralizado e resistente à censura. Depois de publicar uma mensagem na blockchain, a mesma não pode ser apagada, nem mesmo pela empresa que criou o sistema de microblog.

Não há uma definição do que é uma dapp, pois atualmente o sistema funciona como um novo conceito. Ter um código aberto e não ter um ponto central de falha são consideradas as principais características da dapp.

Três tipos

Com esta nova tecnologia, os defensores do ethereum podem ficar animados com o pensamento de descentralizar “todas as coisas”. Porém ao analisar o dapp se vê pouca variedade de tipos de aplicativos nos quais os usuários podem construir com a plataforma.

O livro branco ethereum divide a dapps em três tipos: aplicativos que gerenciam dinheiro, aplicativos onde o dinheiro está envolvido (mas também requer outra peça) e aplicativos na categoria “outros”, que inclui sistemas de votação e de governança.

No primeiro tipo de aplicativo, um usuário pode precisar trocar o ethereum como forma de fazer um contrato com outro usuário, usando sistemas distribuídos na rede como forma de facilitar a distribuição desses dados.

O segundo tipo de aplicativo mistura dinheiro com informações de fora da blockchain. Para executar os contratos com usuários dependemos dos chamados “oráculos” que transmitem informações atualizadas sobre o mundo exterior. (No entanto, vale notar que alguns desenvolvedores são céticos de que este caso de uso pode ser feito de forma descentralizada.)

Se o bitcoin pode acabar com as autoridades financeiras, é possível fazer o mesmo para empresas e outros tipos de organizações? As organizações autónomas descentralizadas são parte do público alvo de dapp.

O objetivo é formar uma empresa líder, as regras do programa.

 

Fonte: Coindesk

Foto de André Cardoso
Foto de André Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.