O que está impedindo que o preço do XRP atinja um novo recorde histórico?

Por que a grande utilização do XRP não aumenta o seu preço?

A terceira maior criptomoeda do mundo por capitalização de mercado, XRP, provoca muita controvérsia. Os problemas que cercam o token digital decorrem do fato de que seu preço de mercado não é igual ao volume de utilidade. Isso cria muitas reações de detentores de tokens, potenciais investidores, analistas e a comunidade geral de criptomoedas.

O desempenho do preço do ativo digital altera a Lei Econômica de Demanda e Oferta, que afirma que quando a demanda for alta, o preço será alto. Seu caso de uso é maior que o Bitcoin e o Ethereum, mas seu preço é menor que ambos. Além de ser usado nas transações de pares e negociado em exchanges, ele tem mais uso público do que as duas principais criptos.

A Ripple, empresa de tecnologia e pagamentos transfronteiriços, tem uma participação importante no XRP. Sua plataforma RippleNet permite que a rede com mais de 300 instituições financeiras, em todo o mundo usem o XRP. Todas as instituições da rede Ripple, que incluem bancos e outras empresas de processamento de pagamentos, utilizam suas ferramentas financeiras descentralizadas para facilitar pagamentos transfronteiriços.

Esses mecanismos financeiros, como o On-Demand Liquidity (ODL), são integrados ao token nativo XRP, o que permite que todos os bancos e instituições de pagamento em rede com a Ripple utilizem o XRP.

o “x” da questão é, “por que essa grande utilização não aumenta o preço do XRP?”

O Bitcoin, por exemplo, tem um grande volume de utilidades por indivíduos e organizações, o que aumenta seu preço para ter um desempenho superior a outros ativos digitais. O Ethereum é uma plataforma de computação pública baseada em blockchain que suporta funções de contratos inteligentes, é uma plataforma global para aplicativos de dinheiro e blockchain que permite que desenvolvedores e programadores criem aplicativos descentralizados. Esses recursos criam uma demanda volumosa por Ethereum e aumentam seu preço também.

Infelizmente, o caso não é o mesmo para o XRP, embora seja altamente utilizado no setor público por instituições financeiras da rede Ripple, seu desempenho de preços não melhorou em comparação ao BTC e ETH.

Qual a desvantagem do XRP?

Obviamente, o XRP não tem muita demanda no setor privado por indivíduos e organizações. Isso explica a dificuldade no movimento dos preços, e os investidores não estão prontos para comprá-lo por causa de alguns problemas que afetam fortemente o desempenho do ativo.

XRP  é um commodity ou valor mobiliário?

Se o XRP é uma valor mobiliário ou não, esse é uma questão que ainda não foi resolvida. Embora esse assunto tenha sido deliberado pelas comissões regulatórias e pelo tribunal, ainda não está decidido se o XRP deve ser classificado ou não como um.

Em uma entrevista recente com Cheddar, Heath Tarbert, presidente da Comissão de Comércio de Futuros de Commodities (CFTC), disse que o XRP poderia ser classificado como um valor mobiliário pela Securities and Exchange Commission (SEC). Ele foi além e explicou que sua comissão compartilha uma jurisdição com a SEC que lhes permitirá determinar se o XRP é um valor mobiliário ou um commodity. Se o token se qualificar sob a jurisdição da CFTC, será classificado como um commodity, se for sob a jurisdição da SEC, será um valor mobiliário.

Ele explica que as comissões trabalham juntas há mais de um ano para elaborar a jurisdição sob a qual o XRP se qualifica. Ele também apontou o Ethereum como o único ativo digital que pode ser classificado como um commodity porque se enquadra na jurisdição da CFTC.

Aparentemente, esses problemas pendentes impediram que os principais investidores comprassem o XRP.

Exchanges vs XRP

No passado, as principais exchanges de criptomoedas recusaram a solicitação da Ripple de listar o XRP em suas plataformas. Gemini e Coinbase, também rejeitaram as ofertas da Ripple de listar o XRP em sua plataforma. Isso é baseado no aviso do governo dos EUA de que as exchanges de criptomoedas não devem listar nenhum token considerado um valor mobiliário.

Recentemente, a exchange Bitbox apoiada pela Line anunciou que estava excluindo o XRP de sua listagem por não cumprir seus termos de liquidez, desempenho, confiabilidade e requisitos regulatórios.

Participação da Ripple no XRP estagna seu preço

A Ripple tem uma grande influência no XRP, assim como as baleias no preço do Bitcoin. Investidores e analistas alegam que o controle da Ripple é a razão do fraco desempenho do XRP no mercado. Essa alegação é baseada no fato de que uma grande quantidade de XRP é vendido trimestralmente no mercado aberto.

No entanto, Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, reagiu a isso em seu recente discurso. O CEO declarou que sua empresa é incapaz de controlar os preços do XRP.

Alguns críticos também vieram refutar as alegações de Garlinghouse. De acordo com um analista, Tone Vays, o token XRP é altamente centralizado, principalmente devido ao controle da Ripple. Em seu tweet, ele afirmou que a Ripple tem autoridade para “dar ordens” que podem impedir qualquer pessoa de utilizar o token.

Essas preocupações em torno do XRP impedem os investidores que o veem como “obscuro e inviável”. O efeito reduz o movimento do preço do XRP. Seu desempenho não melhorou desde 2018, quando atingiu o atual preço mais alto de todos os tempos, de US $ 3,84. Até agora, em 2020, o preço vem subindo e voltando.

Inicialmente este ano, o XRP tentou passar de um mínimo de US $ 0,19 para um máximo de US $ 0,24, mas foi forçado a voltar para US $ 0,20 e oscila entre US $ 0,20 e US $ 0,23.

Fonte: zycrypto

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.