O que deve mudar no Twitter sob a gestão de Elon Musk?
Durante muito tempo, o executivo foi um grande crítico da plataforma; entenda as possíveis alterações
Twitter 2.0
Apesar de Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, ter uma relação controversa dentro do universo cripto, a comunidade parece ter reagido de maneira positiva à aquisição do Twitter – pelo menos entre os usuários de Dogecoin (DOGE). A criptomoeda, afinal, não para de subir desde semana passada, registrando 35% de alta durante a semana.
Além de o executivo promover ativamente a Dogecoin, boa parte de seu discurso libertário chama muita atenção dos usuários. Apesar de não haver muitas informações concretas a respeito do que mudará – ou não – no Twitter sob sua gestão, certas coisas são sabidas:
Meios de pagamento
Musk pretende implementar sistemas de pagamento com moedas fiduciárias e criptomoedas na rede social. Entretanto, ele não teceu maiores detalhes a respeito do assunto; até agora, pelo menos.
Seu objetivo é torná-lo um “app para tudo” – algo tão engajador que o usuário “não saberia viver sem ele”.
Sem robôs
Meses atrás, Musk tentou desistir da compra da plataforma devido ao relatório supostamente falso sobre contas falsas e utilizadas por robôs. Trata-se de uma das pautas mais polêmicas durante essa “novela”.
O problema é real; a plataforma atingiu certa infâmia por conta desse problema. Para resolvê-lo, Musk propõe abrir o código do algoritmo anti-robô do Twitter ao público. Com isso, usuários experientes poderão sugerir mudanças e apontar possíveis falhas na programação.
Conclusão
Tudo ainda é muito embrionário; há poucas informações sólidas a respeito das vontades de Musk a respeito do Twitter. Apenas uma coisa é certa: a aquisição é certa e, seja para o bem ou para o mal, muitas coisas devem mudar.
Se ele for capaz de minimizar o sofrimento dessa rede social, o verdadeiro umbral da internet, já terá feito o investimento valer a pena.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.