“O que o Bitcoin significa para atletas como eu”
Texto de Russel Okung apresenta o Bitcoin sob a ótica de um jogador profissional
Recentemente me tornei o “cara do bitcoin” no vestiário. Meus colegas de equipe estão compreensivelmente curiosos sobre o motivo pelo qual estou subitamente interessado nesse “dinheiro mágico da internet” chamado bitcoin. A verdade é que, muito antes de eu twittar “Pay Me in Bitcoin”, eu me tornava cada vez mais exausto pela luta constante, conflitos intermináveis e a frequente ausência de esperança.
Hoje em dia, estou mais interessado em encontrar uma solução que possa ser implementada imediatamente sem primeiro obter permissão ou provar minhas habilidades (novamente). Como líderes, temos muito mais a oferecer à sociedade do que algumas horas de entretenimento semanal. Estou com fome de soluções sustentáveis e de longo prazo que possam demonstrar que nosso poder econômico não é apenas real, mas muito desvalorizado e negligenciado.
Bitcoin é essa solução. Permita-me fornecer algumas informações sobre isso e depois explicarei por que acredito tanto no bitcoin.
A essa altura da minha carreira no futebol profissional, aprendi que o poder econômico não é tão simples como simplesmente ter dinheiro. A ótica e as circunstâncias geralmente determinam como o poder econômico é entendido e como é exercido. Por exemplo, ganhar na loteria pode colocar US$ 100 milhões em sua conta bancária, mas de repente não faz de você um especialista financeiro. Da mesma forma, nascer na riqueza pode lhe dar liberdade financeira imerecida, mas seus colegas ficarão céticos em relação a essa riqueza até que você demonstre aptidão para administrá-la adequadamente.
Fico intrigado quando as circunstâncias financeiras dos atletas profissionais, especialmente os atletas negros, são vistas com uma ótica semelhante à do ganhador da loteria. É confuso quando nosso poder econômico não é mais naturalmente comparado ao empresário tradicional, que demonstrou o mesmo bom senso e exerceu esforço semelhante em seu próprio campo com dedicação, sacrifício, longas horas e um foco especial no objetivo final.
Bitcoin é uma ameaça direta a esse poder econômico. De fato, uma das principais razões pelas quais o bitcoin não capturou completamente a consciência dominante é porque é uma ameaça direta à ordem atual. Em outras palavras, aqueles que atualmente estão no topo da hierarquia socioeconômica do nosso mundo não são incentivados pelo sucesso inevitável do bitcoin. Por outro lado, há muitos que verão suas fortunas significativamente reduzidas à medida que a turbulência econômica global continuar a aumentar, o dólar continua a enfraquecer e a inflação atinge níveis nunca antes imaginados.
- Veja também: Google Trends: Bitcoin liderou as buscas no mercado cripto em 2019 (mas a Libra não ficou longe)
Estou desempenhando meu papel de elevar a consciência, incentivando descaradamente atletas profissionais a adotarem o bitcoin
O bitcoin é um dos poucos ativos financeiros que oferece refúgio contra uma recessão global. O consultor financeiro não recomenda o bitcoin porque não ganha dinheiro vendendo-o aos clientes. As principais cabeças falantes não mencionam isso, porque isso ameaça sua indústria confortável. Mas estamos à beira de algo verdadeiramente único com a invenção e o sucesso do bitcoin. Estou desempenhando meu papel de aumentar a conscientização, incentivando descaradamente os atletas profissionais a adotarem o bitcoin e evangelizando para um público comum sobre a oportunidade que temos para capturar inegável poder econômico.
Bitcoin é como ouro digital. Nenhuma entidade é a proprietário ou o controla. É um ativo escasso, o que significa que haverá apenas 21 milhões de bitcoins em existência. Possui um histórico comprovado de 11 anos que é incomparável com qualquer unicórnio do Vale do Silício. O Bitcoin está minando o status quo dos intermediários: não há mais bancos, não há mais gestores de dinheiro, não há mais governos dizendo o que você pode ou não fazer com seu dinheiro. Para mim, isso significa enviar dinheiro para um parente na Nigéria sem pedir aprovação de mais ninguém. Imagine uma economia que não exija que você compartilhe todos os seus dados pessoais antes de fazer uma compra. Imagine um plano de aposentadoria que não seja construído sobre uma base “grande demais para falir”.
Atletas profissionais se comprometeram a se tornar trabalhadores de elite em seu setor, investindo capital humano significativo para conquistar seu lugar na sociedade. O bitcoin oferece uma maneira de proteger esse capital suado dos caprichos dos banqueiros centrais que continuam imprimindo mais dinheiro para resgatar seus amigos em Wall Street. É hora de abraçar nossa soberania econômica, alocando pelo menos 5% de nossa riqueza em bitcoin. Pessoalmente, investi muito mais no ativo, mas meu objetivo aqui é simplesmente tirá-lo do zero. É claro que quero ver o preço subir, mas não ganho mais nada tentando fazer de você um crente. Apenas acho que é importante que você saiba agora, para não me culpar quando o preço disparar e a recessão global não puder mais ser negada.
Texto adaptado de: CoinDesk