O que é a crise financeira global e o seu impacto não somente na cripto economia

A Crise Financeira Global foi uma desaceleração econômica generalizada que começou em 2008 e resultou do colapso do mercado imobiliário e dos bancos de investimento.

crise

Quando o sistema financeiro ou a economia como um todo sofre um rápido e grande declínio, diz-se que se encontra numa adversidade financeira. Ativos financeiros como ações, obrigações e bens imobiliários assistem frequentemente a um declínio acentuado e significativo do valor durante as adversidades financeiras. Podem também ser identificados por um declínio na disponibilidade de crédito e uma perda de confiança em instituições financeiras como os bancos.

Crises financeiras podem ser causadas por diversos fatores, incluindo:

º Excesso de endividamento: Quando as pessoas, empresas e governos assumem dívidas excessivas, põem-se em risco de um colapso financeiro.

º Bolhas de preços de ativos: Quando o custo de um ativo, como uma casa ou uma ação, aumenta rapidamente, pode levar a uma crise financeira quando o preço cai acentuadamente.

º O banco corre: Quando um número suficiente de clientes tenta retirar dinheiro de um banco imediatamente, a instituição pode tornar-se insolvente e fechar-se, provocando uma adversidade financeira.

º Má gestão da instituição financeira: As instituições financeiras mal geridas podem falir ou falir, o que pode despoletar uma catástrofe financeira.

º Recessões económicas: Uma crise financeira pode resultar de uma recessão económica, que é definida pela diminuição da atividade econômica e pelo aumento do desemprego.

photo1
Quando o sistema financeiro ou a economia como um todo sofre um rápido e grande declínio, diz-se que se encontra numa adversidade financeira.

O que é uma crise financeira global

A crise financeira global de 2007-2008 foi uma grande crise financeira que teve um impacto de grande alcance na economia global. Uma bolha do mercado imobiliário, práticas pouco éticas de empréstimo hipotecário de risco, e a produção excessiva de produtos financeiros sofisticados como títulos garantidos por hipotecas contribuíram para a sua causa.

O mercado hipotecário de risco nos Estados Unidos, especificamente, serviu de catalisador para a crise financeira global de 2007-2008. Empréstimos com condições de empréstimo de risco e taxas de juro elevadas foram concedidos a mutuários com maus antecedentes de crédito sob a frase “hipotecas de risco”. Uma bolha do mercado imobiliário nos EUA foi provocada pelo aumento dos empréstimos hipotecários de risco e a subsequente comercialização destes empréstimos como títulos.

Principais causas da crise financeira global:

image 13

º A crise financeira espalhou-se rapidamente pelo mundo como resultado da globalização dos mercados financeiros e das ligações entre as instituições financeiras e as nações. As razões principais para a crise financeira global de 2007-2008 são as seguintes:

º Práticas de empréstimo hipotecário de risco: Os bancos e outras instituições financeiras fizeram empréstimos mais arriscados, referidos como hipotecas de risco, a consumidores com mau crédito.

º Estes empréstimos foram frequentemente embalados e oferecidos para venda como títulos, o que inflacionou o mercado imobiliário.

º Falta de regulamentação: A ausência de regulamentação no sector financeiro levou ao aparecimento de produtos financeiros complicados que eram difíceis de avaliar e compreender, tais como títulos garantidos por hipotecas, swaps de incumprimento de crédito, e práticas de empréstimo arriscadas, como vemos a falta de regulamentação frear os investimentos na indústria cripto, devido ao medo das puxadas de tapete.

º Bolha do mercado imobiliário: Nos EUA, uma bolha do mercado imobiliário foi provocada pelo empréstimo hipotecário de risco combinado com a comercialização destas dívidas como títulos. Os valores da habitação diminuíram à medida que a bolha acabou por rebentar, e muitos mutuários viram-se incapazes de fazer pagamentos de empréstimos hipotecários.

º Congelamento do mercado de crédito: Os mercados de crédito ficaram congelados em resultado da diminuição do valor dos ativos garantidos por hipoteca, tornando impossível às instituições financeiras a aquisição de capital e resultando numa crise de liquidez, como a que vimos na FTX.

Traduzido de: Cointelegraph.

Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.