O que Trump tem a ver com a alta do Bitcoin?

Conflito econômico entre Estados Unidos e China tem implicações diretas com a alta de preço do Bitcoin.

Após uma semana de perdas, enfim o preço bitcoin voltou a subir. O BTC teve um difícil trajeto até o rompimento da barreira dos U$ 10.000, no dia 31 do último mês. Desde então não parou de escalar.

A antiga resistência tornou-se suporte chave novamente e o objetivo passou a ser a consolidação de preço acima dos U$ 10.000. Tal consolidação não tardou em vir, e logo no dia seguinte ao rompimento o bitcoin começou a buscar a resistência na faixa de U$ 10.500.

Após novo rompimento e surgimento de um novo suporte no lugar da antiga resistência, o bitcoin, como já estamos acostumados, decidiu que aquilo não bastava. Era necessário subir mais.

No momento da redação dessa matéria o BTC encontra-se rondando a região de U$ 10.850. O objetivo é claro: romper a barreira dos U$ 11.000.

As tarifas de Donald Trump

Na última sexta feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu o mercado após anunciar que aumentaria as taxas sobre importações chinesas. O anúncio de Trump caiu como uma bomba na cena econômica internacional. A China respondeu afirmando que não aceitaria ser chantageada e que iria retaliar. As tensões econômicas entre Estados Unidos e China vem se agravando nos últimos tempos, causando incerteza entre os investidores e preocupação para os especialistas.

É nesse ponto que entra o Bitcoin. A incerteza gera preocupação entre os investidores. Esses mesmos investidores, temendo danos em seu capital, se afastam tanto do dólar americano quanto do yuan chinês buscando alternativas mais seguras. Em muitas dessas fugas o destino final acaba sendo o bitcoin.

Em maio desse ano, por exemplo, o Bitcoin teve um aumento de preço superior a 25%. O cenário em questão era o início da imposição das tarifas por parte dos Estados Unidos contra a China.

A atual alta do bitcoin está cada mais mais se aproximando de formar um Doji mensal, um figura de reversão que, em outros tempos, levou o bitcoin a períodos de acumulação e altas históricas. Dentre os especialistas a visão é otimista. Um exemplo é a fala da famosa figura do universo cripto, Moon Overlord, através de sua conta no Twitter, onde fala a respeito do Doji mensal. Confira:

“Houve 3 velas mensais Doji ao longo da linha de regressão mediana de longo prazo depois que o bitcoin quebrou acima dela. Depois de cada um, o #bitcoin tocou na faixa superior. Este mês estamos formando nosso potencial 4º doji / (vela da incerteza). Uma corrida para a banda superior colocaria $ BTC em $ 50.000 + ”

Os próximos dias serão cruciais para o bitcoin. Um agravamento do conflito entre Estados Unidos e China pode ser o pontapé necessário para um novo rally do bitcoin.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.