O serviço sob demanda (ODL) da Ripple funcionaria melhor com outras stablecoins?

Stablecoins poderiam funcionar melhor com o ODL da Ripple por serem mais líquidas

O serviço de liquidez sob demanda (ODL) da Ripple foi adotado por várias instituições bancárias em todo o mundo, na tentativa de facilitar as remessas internacionais. No entanto, muitos céticos levantaram questões sobre as parcerias da Ripple com os bancos, afirmando frequentemente que o USDT ou outra stablecoin seria um complemento melhor, pois são mais “líquidos” do que o terceiro maior ativo digital, o XRP.

A Weiss Crypto Ratings é a mais recente a opinar sobre esse assunto, fazendo uma pergunta:

“Por que não usar #stablecoins? #USDT é mais líquido que o #XRP. Isso seria uma novidade em 2015. Agora existem opções melhores do que o XRP para transferir moeda fiat.”

Deve-se notar, no entanto, que esta não é uma nova abordagem ou uma nova pergunta. De fato, várias personalidades importantes da comunidade XRP se apresentaram anteriormente para responder a essa pergunta, enquanto apontam os conceitos errados sobre o serviço ODL e o XRP. Personalidade proeminente do XRP @galgitron é o mais recente a comentar sobre o assunto, alegando que as stablecoins foram a melhor coisa que poderia ter acontecido ao XRP.

Em uma publicação recente no blog, o usuário do Twitter @galgitron enfatizou que, embora muitos tentem impor a ideia de que o XRP é útil para fazer pagamentos domésticos, não é o caso. Voltando a focar no serviço ODL da Ripple, o usuário do Twitter observou que ele tinha apenas um propósito: “Mover valor além das fronteiras”.

Embora a criação de stablecoins ainda irrite alguns membros da comunidade, elas geralmente são mal compreendidos para resolver os problemas relacionados aos “pagamentos transfronteiriços”. Chamando apenas uma versão mais rápida do decreto subjacente, Galgitron disse:

“Eles não geram liquidez inerentemente, não criam novos pares / corredores, mas o mais importante, não eliminam o nosso / vosso”.

Embora as stablecoins possam eliminar a necessidade de o país A ter ativos estrangeiros em uma conta bancária do país B, isso levará o país A a possuir / manter fundos estrangeiros e não apenas para um país, mas para todos os países. Essa lacuna força o usuário a optar pelo dólar, com o uso de uma moeda digital como o XRP parecendo altamente improvável. De acordo com a @Galgitron, o XRP nunca competirá nesta categoria ou na categoria de corredores de consórcios, setores em que os mercados já estão funcionando eficientemente.

Como a stablecoin, ou, a propósito, um CBDC é composto para ser uma versão digital de uma moeda fiduciária, os pagamentos transfronteiriços novamente não terão uma moeda ponte. Embora se possa optar por usar uma ponte com um USD / CBDC em vez de ODL, acrescentou Galgitron,

“Eu já expliquei o principal ponto problemático do uso do dólar americano, pois a moeda de reserva global é a faca de dois gumes de um grande dilema. Na primeira oportunidade para o mundo escapar das garras do mal da hegemonia americana, ou do domínio de QUALQUER outro país, todos os países correrão para uma moeda-ponte politicamente neutra. Ninguém quer fazer uma ponte com o dólar, e isso é fato.”

No entanto, Galgitron acrescentou que há uma grande possibilidade de que, com o tempo, o ODL possa usar stablecoins, em vez de XRP. O CTO da Ripple, David Schwartz, falou em adicionar um recurso de stablecoin ao XRP, mas o usuário do Twitter acrescentou que o ODL não usará um ativo que não seja baseado no XRP. O XRPL oferecerá suporte a uma stablecoin algorítmica que alocará programaticamente XRP suficiente para garantir as moedas.

Ele esclareceu,

“O que tudo isso acrescenta é que as stablecoins suportadas por XRP AINDA SÃO BOAS para demanda e apreciação de XRP, já que é realmente tudo sobre o XRP por trás das stablecoins XRPL”.

Com isso, pode haver vários pares de stablecoin apoiadas por XRP que podem ajudar a penetração do ODL em corredores que ainda são considerados ilíquidos para entrar. O usuário do Twitter também esperava que, quando as stablecoins lastreadas em XRP estivessem disponíveis, as instituições financeiras pudessem detê-las.

Fonte: ambcrypto

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.