O sucesso do BTC em El Salvador pode significar legalização em outros países
Se o Bitcoin (BTC) reduzir substancialmente os custos de remessas em El Salvador, outros países da América Central provavelmente também o adotarão.
El Salvador adotando o Bitcoin ( BTC ) como moeda corrente paralela ao dólar dos EUA em setembro poderia reduzir substancialmente os custos das remessas, que são uma fonte vital de renda para milhões.
De acordo com o banco de desenvolvimento da região, outros países centro-americanos estão zelosamente esperando para ver se isso acontece, porque se acontecer, eles próprios poderão adotar o Bitcoin em breve.
Desafio
Dante Mossi, o presidente executivo do Banco Centro-Americano de Integração Econômica (CABEI), disse à Reuters que “todos estão observando se vai bem para El Salvador e se, por exemplo, o custo das remessas cair substancialmente … outros países provavelmente buscarão isso vantagem e adotá-la. ”
El Salvador tem uma população de 6,5 milhões, com mais de 2 milhões vivendo no exterior e enviando dinheiro para suas famílias.
Conforme insultado pelo presidente Nayib Bukele, que aprovou a legislação no parlamento em junho , graças à maioria de seu partido Nuevas Ideas na assembleia, o Bitcoin facilitará o pagamento de remessas de salvadorenhos que vivem no exterior e impactará positivamente a economia do país que precisa de ajuda.
Nuestro pueblo paga $400 MILLONES al año en comisiones por las remesas.
Solo ese ahorro será un beneficio enorme para nuestra gente (o al menos para quien así lo desee).
También está la ventaja de no tener que cargar efectivo. Más seguro y más práctico.
— Nayib Bukele (@nayibbukele) August 23, 2021
Com mais de 20% do produto interno bruto (PIB) do país sendo composto de remessas, a adoção do Bitcoin poderia mudar drasticamente o jogo a favor dos salvadorenhos
https://twitter.com/DocumentingBTC/status/1420138214338318339?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1420138214338318339%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fcryptoslate.com%2Fregional-el-salvador-bank-waits-on-bitcoin-btc-to-lower-remittance-costs%2F
Demonstração importante de apoio
De acordo com a Reuters , Mossi classificou a adoção com curso legal como um “experimento de outro mundo”, com o objetivo de promover a inclusão financeira em uma região onde muitos não têm acesso a contas bancárias e dependem fortemente de dinheiro enviado por parentes que vivem nos Estados Unidos.
Mossi sublinhou que o CABEI tinha uma “obrigação fiduciária” de ajudar El Salvador no seu pedido de ajuda, visto que o banco de desenvolvimento regional está a prestar assistência técnica ao país na implementação da criptomoeda, enquanto o Banco Mundial recusou o seu apoio.
- Veja também: Plugnet lança Ottó Blockchain para ajudar a construir aplicativos DeFi da próxima geração
“Guatemala, Honduras e El Salvador são os países que mais teriam a ganhar se a adoção do Bitcoin reduzisse o custo do envio de remessas”, disse Mossi à Reuters , ao apontar que as nações centro-americanas que recebem mais remessas são aquelas provavelmente seguirá o exemplo de Bukele.
Fonte: CryptoSlate


Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno.Bitcoin: The money of the future