O último halving importante do Bitcoin? O futuro da criptomoeda até 2028
O fim dos grandes ralis do Bitcoin?
O Bitcoin viveu seu mais recente halving em 2024, e, como de costume, as expectativas de uma grande alta no preço da criptomoeda estão em pauta. Historicamente, os halvings — eventos que reduzem pela metade a recompensa dos mineradores de BTC — têm sido seguidos por explosões no valor da moeda digital. Desde seu lançamento em 2009, o Bitcoin já viveu cerca de 592 “ralis”, com altas após cada um dos três halvings anteriores. Contudo, há quem acredite que esse ciclo de valorização extrema está chegando ao fim.
Charles Edwards, fundador da Capriole Investments, sugere que o halving de 2024 pode ser o último a causar um impacto significativo no preço do Bitcoin. Para ele, a inflação do BTC já está abaixo da do ouro, o que significa que eventos futuros de halving não terão o mesmo efeito explosivo no preço.
“A partir de 2028, o impacto dos halvings será irrelevante. A indústria de mineração se tornou muito eficiente, e esses eventos já são amplamente conhecidos”, afirmou Edwards.
Enquanto isso, analistas como os da Stockmoney Lizards projetam que o BTC pode alcançar um valor entre US$ 200 mil e US$ 260 mil até o final de 2025, indicando que ainda há espaço para crescimento antes que o ciclo de halving perca sua relevância.
Correlacionado ao mercado tradicional
Outro fator que tem intrigado investidores é a crescente correlação do Bitcoin com os mercados de ações dos EUA. Recentemente, essa correlação atingiu seu ponto mais alto em dois anos, especialmente à medida que índices como Dow Jones e S&P 500 alcançam novos recordes históricos.
Essa conexão sugere que o desempenho do Bitcoin pode estar cada vez mais ligado aos movimentos de Wall Street, reduzindo seu papel tradicional como um ativo independente.
Além disso, a correlação do Bitcoin com o ouro também subiu em 2024, reforçando a ideia de que o BTC está se comportando mais como um “ouro digital”. Essa convergência com ativos tradicionais levanta questões sobre o futuro das grandes valorizações do Bitcoin, que historicamente ocorriam de forma mais isolada em relação a outros mercados.
- Veja também: ETFs de Bitcoin ganham força com influxo recorde de investimentos: O que isso significa para BTC e Ethereum?