O Yuan Digital da China agora está disponível em mais de 3.000 caixas eletrônicos em Pequim

A China expandiu sua experiência de moeda digital com a implementação do recurso de conversão digital de yuans em mais de 3.000 caixas eletrônicos em Pequim.

Dois grandes bancos chineses agora permitem que os clientes troquem a nova moeda digital do banco central (CBDC) do país por fiat em mais de 3.000 caixas eletrônicos em Pequim, informou a agência de notícias Xinhua na sexta-feira.

As duas instituições financeiras que apoiam os saques e depósitos das duas versões do yuan são o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) e o Banco Agrícola da China (ABC).

O ICBC, que opera mais de 3.000 caixas eletrônicos na capital da China, é supostamente o primeiro banco do país a adicionar suporte total para saques e depósitos do yuan digital – conhecido também como Digital Currency Electronic Payment (DCEP).

A ABC adicionou o mesmo recurso em cerca de uma dúzia de caixas eletrônicos na Wangfujing Street, uma importante área comercial e de negócios no distrito de Dongcheng, em Pequim.

Um CBDC é um equivalente digital controlado pelo estado de uma moeda física, como o dólar americano, o euro ou o yuan chinês (renminbi). Ao contrário do yuan normal, o DCEP é dinheiro programável. Não é baseado em um blockchain.

Vários países estão conduzindo experimentos CBDC, mas a China está liderando a corrida. O Banco Popular da China, o banco central do condado, planeja usar o yuan digital como um substituto para o dinheiro.

No início deste mês, o Bureau de administração e supervisão financeira local de Pequim anunciou que 200.000 dos residentes da cidade poderiam participar de uma loteria por 40 milhões de renminbi (US $ 6,2 milhões). Os prêmios, entregues por meio de “envelopes vermelhos” digitais, serão distribuídos no yuan digital.

Os pilotos do DCEP ocorreram em outras grandes cidades da China. Shenzhen, o principal centro de tecnologia do país, realizou uma loteria semelhante em outubro de 2020. Isso distribuiu mais de 10 milhões de yuans (aproximadamente US $ 1,5 milhão) entre 50.000 residentes.

 

Fonte: Decrypt

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8