Ocorreu em Serra Leoa a primeira eleição presidencial baseada em blockchain
Em 7 de março, a primeira eleição presidencial do mundo baseada em blockchain aconteceu em Serra Leoa. Enquanto o suspense em torno das eleições aumentava, uma startup suíça focada em blockchain, Agora, trabalhava duro nos bastidores para ajudar a processar e contar os resultados utilizando a referida tecnologia.
Leia mais: Interesse por criptomoedas diminui: pesquisas contendo a palavra “Bitcoin” caíram em 80%
Nesta eleição em particular, a Agora utilizou um blockchain permissionário personalizado, construído durante os últimos dois anos. De acordo com o Monax, blockchains permissionários permitem que a rede aponte um grupo de participantes dentro dela, dando a eles a autoridade de validar blocos de transações ou participar em consensos.
Para os oficiais da Agora e de Serra Leoa, este episódio significou a transferência segura de informações para uma ledger de blockchain, onde operadores independentes de nodos, incluindo a Cruz Vermelha, o Instituto Federal de Tecnologia da Suíça e a Universidade de Friburgo, foram capazes de contar e verificar cada cédula, chegando ao resultado da eleição. Leo Gammar, CEO da Agora, disse:
“Eu estou grato pela Serra Leoa ter mostrado ao mundo o quão visionários são, ao trazerem eleições livres e transparentes para o seu povo.”
Para Serra Leoa, estas eleições foram particularmente notáveis, sendo a primeira vez na história do país em que mais de dois candidatos tiveram chances significativas de vencer, criando a possibilidade de um parlamento mais diversificado. Desde 1961, os partidos All People’s Congress (APC) e Sierra Leone People’s Party (SLPP) dominaram o parlamento do país. Um total de 16 candidatos foram elegíveis desta vez.
Leia mais: Congresso dos Estados Unidos discutirá sobre ICOs em próxima audiência
O evento representa um importante passo em direção ao desenvolvimento do processo democrático, em países historicamente impactados por fraudes e corrupção proporcionados pelas cédulas de papel. Embora ainda seja cedo para dizer, as implicações de processar votos através de blockchain podem ser transformativas para as democracias ao redor do mundo. A tecnologia blockchain representa diferenciais positivos em relação às outras formas de voto digital, ao fornecer transparência, segurança e anonimato.
Segundo Jaron Lukasiewicz, COO da Agora, benefícios adicionais em se utilizar um sistema de voto baseado em blockchain incluem a redução de custos, a remoção do fator de erro humano e um rápido acesso aos resultados das eleições. Ele explicou:
“No futuro, todas as eleições utilizarão sistemas de voto via blockchain. Blockchain é a única tecnologia atualmente existente que oferece uma plataforma totalmente transparente para garantir eleições honestas.”
Fonte: CCN.com
Edição: WeBitcoin