OMS lança app com informações sobre o COVID-19 para Android, iOS

OMS trabalha em no aplicativo para combater a desinformação a respeito do novo Covid-19.

Ao enfrentarmos juntos esse momento de crise, uma das coisas mais importantes que podemos fazer – além de lavar as mãos e manter a distância social – é combater a desinformação com a verdade. Para esse fim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está se preparando para lançar um aplicativo oficial para Android, iOS e Web para obter notícias, dicas, alertas e muito mais para mantê-lo informado durante a pandemia do COVID-19.

O novo aplicativo, atualmente definido para ser lançado com o nome “WHO MyHealth”, foi originalmente proposto por uma equipe de especialistas voluntários que formaram o que chamam de “WHO Covid App Collective”. A equipe é formada por ex-funcionários do Google e da Microsoft, além de consultores e embaixadores da OMS, além de outros especialistas do setor.

De acordo com o atual roteiro de desenvolvimento, o grupo planeja que a primeira versão inicial do aplicativo WHO MyHealth seja lançada no Android e iOS hoje. No entanto, como o aplicativo da OMS está sendo desenvolvido como código aberto, pudemos trabalhar com uma versão inicial do aplicativo em andamento, que consiste principalmente nos mesmos conselhos relacionados ao COVID-19 encontrados nos recentes relatórios da organização.

27212454832418

Com base no documento de design original do aplicativo, há planos para que o aplicativo WHO MyHealth ofereça notificações de alerta específicas para sua localização, bem como o potencial de ferramentas de “auto-triagem” que possam ajudá-lo a diagnosticar se seus sintomas correspondem aos de COVID- 19.

Em uma escala ainda maior, há ambições para aqueles que foram diretamente afetados pelo COVID-19 em oferecer à OMS o histórico de localização do Android ou iPhone, em um esforço para realizar o “rastreamento de contatos”, para entender melhor a propagação do vírus. No entanto, dadas as preocupações óbvias de privacidade com o compartilhamento de histórico de localização detalhado, resta saber se esse recurso será realmente lançado.

O aproveitamento da tecnologia existente, como o Google Maps, permite que os usuários indiquem se foram diagnosticados ou entraram em contato com pacientes com COVID-19.

A versão para Android poderá ser baixada na Google Play, enquanto a compatível com iOS estará disponível na App Store. O aplicativo WHO MyHealth terá suporte para vários idiomas, como inglês, francês e espanhol, entre outros.

Fonte: 9to5google

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.