ONU pede para Fed não mexer nas taxas de juros, isto pode ser bom para as criptos
Devido a grande influência que as descrições dos EUA têm mundialmente, a ONU pede para o Fed não mexer nas taxas de juros este mês
Os preços das criptomoedas caíram imediatamente depois que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, anunciou que estão aumentando as taxas de juros durante uma cúpula econômica, em 21 de setembro.
Agora, em uma reação não tão demorada, a ONU está pedindo ao Banco Central dos EUA e outros grandes reguladores ocidentais, que não continuem aumentando suas taxas de juros, diz uma agência da ONU.
O Fed e outros bancos centrais em todo o mundo aumentaram suas taxas de juros, com o objetivo de conter o ataque da inflação. A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) alerta, no entanto, que isso pode desencadear uma crise econômica mundial.
Dias melhores à frente para criptomoedas?
A UNCTAD publicou seu Relatório de Comércio e Desenvolvimento 2022 na segunda-feira, onde expressou preocupação com a possibilidade de uma calamidade econômica global provocada pela rígida política monetária do Fed, cujos efeitos seriam sentidos mais severamente nos países em desenvolvimento.
Segundo a agência:
Qualquer crença de que eles (os Bancos Centrais) serão capazes de derrubar os preços contando com taxas de juros mais altas sem gerar uma recessão é… uma aposta imprudente.
O mercado imediatamente reagiu negativamente à reiteração de Powell de que o Fed deve manter sua luta contra o aumento da inflação, aumentando ainda mais as taxas de juros.
Como tem sido o caso nos últimos meses, com os preços do Bitcoin e do Ether cada vez mais vinculados ao mercado de ações, o preço do Bitcoin e o maior mercado de criptomoedas seguiram o exemplo.
A política atual do Fed prejudica pessoas vulneráveis globalmente
“As políticas atuais são prejudiciais às populações vulneráveis em todos os lugares, especialmente nas nações em desenvolvimento”. Rebeca Grynspan, secretária-geral da UNCTAD, fez essas observações em uma entrevista coletiva em Genebra.
Analistas de mercado da Bitfinex, uma exchange de criptomoedas com sede nas Ilhas Virgens Britânicas, emitiram as seguintes declarações por e-mail:
O mercado de criptomoedas, como outros ativos de risco, é extremamente sensível aos comentários feitos pelo Federal Reserve e foi recentemente impactado pelos aumentos das taxas do Fed.
No momento da edição deste artigo, o Bitcoin está sendo negociado a US$ 19.957, um aumento de 3,74% nas últimas 24 horas, mostram dados da CoinMarketCap, terça-feira.
Uma recessão beneficiaria as criptomoedas?
Enquanto isso, as previsões sobre como os preços das criptomoedas se comportariam durante uma recessão estão em todo o mapa. Embora o consenso seja de que o valor dos ativos criptos despencará no caso de uma queda no mercado de ações, um ponto de vista oposto está ganhando terreno.
Uma recessão, que o investidor americano Stan Druckenmiller acredita que acontecerá no próximo ano, seria boa para o setor de criptomoedas como um todo, diz ele.
Druckenmiller apontou que uma crescente falta de confiança nos governos e seus Bancos Centrais pode ser uma boa notícia para as criptomoedas. Como o Bitcoin é descentralizado, os observadores do mercado acreditam que provavelmente divergirá do pacote e aumentará de preço.
Alguns analistas acreditam que, à medida que o Bitcoin sobe, independentemente de o Fed aumentar suas taxas ou não, o mesmo acontecerá com outras grandes criptos como Ethereum, Tether e Dogecoin.
O Fed afrouxando sua posição atual sobre as taxas de juros pode ter um efeito curativo na saúde geral dos mercados de criptomoedas.
Quando o Federal Reserve se reunir novamente em 4 de novembro, eles decidirão se as taxas de juros poderão subir novamente. E com a ONU agora respirando pesadamente em sua nuca, o Fed deve voltar às pranchetas e traçar seu próximo passo.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future