Ordinals: Mintagem de NFTs do Bitcoin ultrapassou 200 mil

Copia de Contra Capa 3 8
Imagem: Cryptonomist

Bitcoin Ordinals: Popularidade crescente e possíveis sinais de desgaste.

As inscrições de Bitcoin NFT (tokens não fungíveis) chamadas Ordinals, que permitem que ativos digitais sejam inscritos em satoshis, a menor unidade de Bitcoin, têm ganhado popularidade desde seu lançamento em janeiro. De acordo com dados da Dune Analytics, o número de inscrições agora ultrapassou 200.000.

A popularidade dos Ordinals tem causado um aumento nas taxas na rede Bitcoin, com mais de US$ 1,31 milhão pagos em taxas aos mineradores. Contudo, desde 15 de fevereiro, as taxas diminuíram constantemente para pouco mais de US$ 11.000 no momento da publicação. Segundo Casey Rodarmor, isso pode ser devido à falta de novos recursos para manter a rede ativa.

Para reavivar o interesse nos Ordinals, a Yuga Labs, a empresa por trás da coleção de NFTs Bored Ape Yacht Club, anunciou sua própria série de 300 Ordinals. Isso marca a adoção mais importante da tecnologia até o momento. A capacidade de inscrever ativos digitais em satoshis também levou desenvolvedores em outras blockchains de prova de trabalho, como Litecoin e Dogecoin, a tentarem copiar o projeto.

Outro ponto importante é que as inscrições de Ordinals permitem que os usuários criem conteúdo que não seja apenas transações na rede Bitcoin. Entretanto, a tecnologia é limitada pelo tamanho de 1MB de cada bloco, o que significa que os mineradores só podem confirmar 1MB de transações por bloco.

No auge da febre inicial, os usuários inscreveram o que puderam dentro desse tamanho de bloco de 1MB, incluindo uma cópia do jogo Doom original. Apesar dessas limitações, os desenvolvedores em projetos de sidechain Bitcoin, como o Stacks, aproveitaram esse novo interesse em NFTs de Bitcoin para impulsionar carteiras e marketplaces compatíveis com Ordinals, alimentados por seu token.

De modo geral, apesar do hype, há preocupações de que o interesse possa estar diminuindo. Isso se deve em parte à diminuição das taxas na rede Bitcoin, mas também porque a novidade da tecnologia pode estar desgastando. Resta saber se o novo projeto da Yuga Labs reacenderá a febre em torno do novo protocolo.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.