Os 3 maiores riscos envolvendo NFTs
Ainda que revolucionária, a tecnologia possui algumas desvantagens que devem ser ponderadas pelos investidores
Quer comprar NFTs? Leia isto antes
Tokens não fungíveis (NFTs) são ativos digitais únicos: eles servem para garantir a propriedade e a escassez de um determinado bem. Cada NFT é único na rede, diferentemente de moedas digitais. Sendo assim, cada token não fungível é uma peça exclusiva registrada em blockchain.
Artistas digitais têm utilizado a nova tecnologia para negociar suas criações. Em alguns casos, foram capazes de enriquecer rapidamente por conta disso. Mas os casos de uso não se resumem a arquivos de imagem; por exemplo, diplomas podem ser emitidos digitalmente e registrados em NFT, comprovando sua autenticidade.
Acontece que, apesar das inúmeras vantagens, certos riscos devem ser levados em consideração antes de começar a investir. Conheça-os:
A maioria dos NFTs são inúteis
Por mais que tal alegação seja agressiva – e um tanto quanto subjetiva – grande parte dos tokens não fungíveis “morrem” cedo justamente por não possuir qualquer substância.
- Veja também: Big Eyes Coin, a nova criptomoeda com perspectiva de alterar o espaço NFT e o Polygon superior e o token Algorand
Não são poucos os casos em que celebridades, entusiasmadas com as possibilidades de retorno no curto prazo, criam conteúdos digitais personalizados para angariar ainda mais dinheiro de seus seguidores mais assíduos. Na grande maioria dos casos, os projetos mal conseguem sobreviver por mais que alguns meses e seu valor despenca violentamente.
Além disso, muitos (em negrito) tokens não fungíveis em circulação são falsos. O OpenSea, maior marketplace NFT do mundo, anunciou a implementação de medidas para combater o grande número de fraudes presente na plataforma.
Mas, enfim, quando os NFTs serão usados para outras finalidades que não a venda de arquivos .jpg? Será que alguns dos trabalhos artísticos, atualmente famosos, terão êxito no futuro? É impossível dizer.
O mercado movido por euforia
De maneira geral, as pessoas compram e vendem ativos no calor do momento. Por esse motivo, segundo a OKHotshot, a maior parte dos projetos, quatro meses após seu lançamento, perdem quase que totalmente seu valor.
Por este motivo, a maior parte dos investidores está no vermelho. Entenda que, apesar das possibilidades reais de ganhos, os NFTs são muito recentes e estão dando seus primeiros passos na indústria.
Você é o(a) responsável pela sua segurança
A tecnologia é bastante segura; porém, o mesmo não pode ser dito a respeito das plataformas de negociação. Em janeiro deste ano, a OpenSea foi vítima de um ataque hacker, que levou à perda de vários itens digitais valiosos.
Em março, a Nifty Gateway NFT foi comprometida e os criminosos conseguiram obter acesso às contas dos usuários. Apesar de os lesados terem sido reembolsados, os itens roubados não puderam ser resgatados.
Por fim, outros tipos de golpes merecem destaque: e-mails com links maliciosos e mensagens fraudulentas postadas nas redes sociais fazem novas vítimas todos os dias. Caso o usuário clique nos links enviados pelos golpistas, poderão perder o acesso aos próprios fundos.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.