Os 5 golpes mais comuns relacionados ao Ethereum 2.0

Os 5 golpes mais comuns relacionados ao Ethereum 2.0

Com a fusão programada para setembro, os golpes relacionados ao Ethereum 2.0 já estão começando a aparecer. Aqui estão 5 dos mais comuns.

A transição do Ethereum de Proof-of-Work (PoW) para Proof-of-Stake (PoS) é, sem dúvida, a atualização mais significativa do protocolo desde o seu início. Amplamente referido como “The Merge”, este também é um dos eventos mais esperados no campo das criptomoedas em 2022.

A fusão deve ocorrer em setembro de 2022 sob um cronograma ‘soft’, salvo quaisquer circunstâncias imprevistas.

Quanto mais nos aproximamos dessa data, mais maus atores estão tentando tirar vantagem, enganar as pessoas e tomar seu dinheiro. Aqui estão alguns tipos muito populares de golpes que qualquer pessoa deve estar ciente, especialmente agora que a fusão se aproxima.

Golpes de phishing

Os golpes de phishing são um dos truques mais antigos e, com um evento tão badalado quanto o The Merge, você pode esperar que eles disparem.

Para quem não sabe, os golpes de phishing tentam roubar fundos de suas carteiras fornecendo prompts falsos, mas incrivelmente bem feitos, que se parecem muito com o original. O exemplo mais comum é um e-mail de phishing ou algum outro tipo de mensagem que você recebe online pedindo que você clique em links que redirecionam para sites de imitação. Na maioria dos casos, eles também pediriam para você inserir sua frase inicial ou assinar permissões de carteira, o que permitiria ao hacker essencialmente drenar seus fundos.

Outros podem pedir que você instale inadvertidamente algum tipo de software que se tornaria malware e infectaria seu computador, dando aos golpistas acesso aos seus arquivos.

Como regra geral, especialmente no que diz respeito à abertura de e-mails de remetentes desconhecidos, você deve seguir essas orientações:

Nunca forneça informações pessoais ou senhas (incluindo frases iniciais) a ninguém
Exclua imediatamente e-mails de remetentes desconhecidos
Nunca abra um anexo ou link de um endereço de e-mail que você não reconhece
Além disso, você também deve estar ciente de que os golpistas estão ficando cada vez mais elaborados em suas maneiras de obter seus fundos, portanto, permanecer alerta extra é essencial.

Golpes de airdrop

Os golpes de airdrop também provavelmente se tornarão desenfreados à medida que nos aproximamos das datas da fusão. Saiba isso:

Não há airdrops oficiais confirmados pela Ethereum Foundation.

A maneira como esses golpes funcionam é que os maus atores enviam alguns tokens para sua carteira. A partir daí, algumas carteiras provavelmente retratarão seu valor e você pode se surpreender ao ver que possui milhares de tokens que nunca viu antes.

É aqui que o golpe começa, pois é provável que você seja solicitado a fazer login com sua carteira Ethereum e aprovar uma transação enquanto tenta reivindicar seu airdrop. O que isso faz é essencialmente dar o controle de suas chaves ao golpista.

Há outra alternativa para isso, onde você teria que assinar uma transação que realmente envia os fundos para a conta do golpista.

Golpes de ETH2 tokens

Assim como não há airdrops oficiais confirmados pela Ethereum Foundation, também não há token ETH2. Também nunca haverá outro token que será introduzido com a fusão.

Qualquer um que faça você investir, negociar, minerar ou stackar em algo do tipo – está tentando enganá-lo.

Claro, também vale a pena ter em mente que existem tokens derivativos legítimos que podem representar ETH em staking. É o caso do ETH em staking na plataforma do Lido, que se chama stETH. Binance e Coinbase também têm suas alternativas.

Esse golpe em particular está intimamente relacionado ao próximo da nossa lista…

Golpes de suporte

Golpes de suporte são muito comuns no setor de criptomoedas e, assim como a maioria dos golpes, visam pessoas que não são nativas de cripto e sem conhecimento suficiente do setor.

Por exemplo, já existem casos em que as pessoas são contatadas por contas do Twitter chamadas “Suporte Ethereum”. Eles pescavam alguns detalhes, que muitas vezes incluem chaves privadas, frases iniciais ou senhas. Às vezes, eles também exigem que o usuário forneça acesso remoto ao computador e assim por diante. O objetivo é bastante óbvio – livrar você de seus ativos.

Como alguns pontos-chave aqui, você deve seguir essas orientações:

Nunca compartilhe suas senhas ou frases iniciais com ninguém.
Nunca dê a ninguém acesso remoto ao seu computador.
Nunca se comunique com ninguém fora dos canais designados.
Como regra geral, nenhuma equipe de suporte estenderá o primeiro contato e certamente não solicitará detalhes particulares, especialmente frases ou senhas iniciais.

Golpes de pools de mineração

O Ethereum atualmente usa o algoritmo de consenso de prova de trabalho, o que implica que o ETH é minerado como o BTC, por exemplo. Portanto, é bastante provável que haja muitos maus atores tentando tirar proveito disso e enganar as vítimas desavisadas de seus fundos por meio de golpes de pools de mineração.

Por exemplo, os golpistas podem fazer reivindicações e permanecer em contato com a vítima pelo tempo que for necessário, e tentarão convencê-los de que devem ingressar em um pool de mineração de ETH. Se o usuário enviar uma pequena quantia de dinheiro, é provável que o veja gerando algum lucro – isso é feito para atraí-lo a enviar uma grande quantia. Uma vez feito isso, os golpistas provavelmente enviarão os fundos para um endereço desconhecido, para nunca mais serem vistos.

Como um ponto-chave a ser lembrado aqui, você deve seguir esses passos:

Saiba que a maioria dessas ofertas não são legítimas. Se fossem, já teriam alcançado o mainstream e você já teria ouvido falar delas.
Pesquise profundamente sobre pools de liquidez, staking e mineração antes de investir seus fundos.
Seja extremamente cauteloso com qualquer pessoa que entre em contato com você para ganhar dinheiro com sua criptomoeda.

Conclusão

Para encerrar, é imperativo entender que esses grandes eventos muitas vezes atraem uma massa de maus atores. Isso certamente aumentará as tentativas de golpe e subestimar o quão criativos e elaborados são os hackers é o maior erro que você pode cometer.

Além do acima, é altamente recomendável que você empregue um gerenciamento de segurança rigoroso para suas criptomoedas, em geral.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.