Os bancos centrais querem moedas digitais porque temem o bitcoin

Um relatório detalhado do Bank of International Settlements (BIS) revela a verdadeira razão pela qual os bancos centrais estão procurando moedas digitais.

O conceito de moeda digital do banco central (CBDC) progrediu bastante e está se tornando inevitável. É uma nova forma de moedas fiduciárias emitidas por bancos centrais em formato digital, usando livros-razão distribuídos centralizados ou autorizados.

Muitos países estão pesquisando ou já estão perto de lançar uma moeda digital nacional. Mas um artigo conjunto coordenado e publicado pelo BIS na sexta-feira revelou que os bancos centrais estão se envolvendo no jogo CBDC porque são criptofóbicos.

Como organização internacional, o BIS oferece suporte aos bancos centrais nacionais. Os bancos participantes do relatório são o Federal Reserve, o Banco Central Europeu, o Banco do Canadá, o Banco do Japão, o Banco da Inglaterra, o Banco Nacional da Suíça e o banco central da Suécia, Sveriges Riksbank.

Perdendo controle

O documento destacou os principais critérios para o lançamento e emissão pública de uma moeda digital do banco central. Os bancos avaliaram a viabilidade dos CBDCs e como eles ajudariam os bancos centrais a cumprir seus objetivos de política pública.

Mas a maior preocupação deles é perder o controle do sistema de pagamento, o que pode ser prejudicado pela adoção em massa de criptomoedas como Bitcoin e soluções privadas como a proposta Libra do Facebook.

Função para o setor privado

Os bancos centrais querem moedas digitais que sejam baratas ou de uso gratuito e que não prejudiquem a estabilidade monetária e financeira. De acordo com o relatório, eles também querem moedas digitais que possam coexistir com outras propostas legais, especialmente dinheiro, e não uma que torne o dinheiro obsoleto.

O BIS acredita que uma CBDC projetada para fornecer “esses recursos podem promover pagamentos mais resilientes, eficientes, inclusivos e inovadores”.

No entanto, apesar de não querer perder o controle do sistema de pagamentos, o jornal observou que deve haver “um papel adequado para o setor privado, além de promover a concorrência e a inovação”.

Coreia do Sul pronta para iniciar a fase de circulação de sua criptomoeda

Países como China e Coreia do Sul já estão se aproximando do lançamento de suas moedas digitais.

No mês passado o Banco Popular da China disse que o país deveria ser o primeiro a emitir e fazer circular uma moeda digital nacional. Diversos outros relatórios dizem que o banco central até começou a testar o yuan digital em pequenas transações de varejo.

No início desta semana, o Banco da Coreia anunciou que lançaria um projeto de teste para emitir e fazer circular sua moeda digital em todo o país até 2021.

Já o Japão não está interessado em lançar sua moeda tão cedo. De acordo com um relatório da sexta-feira, o porta-voz do governo revelou que o país atualmente não tem “planos específicos” para emitir uma moeda digital de banco central. No entanto, o país admitiu que deve aumentar e aprofundar suas pesquisas sobre CBDCs à medida que o mundo continua digitalizando.

Fonte: cryptopotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.