Os mercados da darknet ganharam mais dinheiro do que nunca em 2020

Um relatório da Chainalysis descobriu que há menos mercados na darknet, mas eles cresceram em receita no ano de 2020

Os mercados da darknet ultrapassaram sua receita de 2019 ainda em novembro de 2020, de acordo com um relatório publicado pela Chainalysis. Os mercados da darknet sempre geraram grande interesse na comunidade cripto, primeiro desencadeado pela infame “Silk Road”, que atormentou a reputação do Bitcoin durante seus anos de formação. O Silk Road pode parecer uma memória distante agora, mas os mercados da darknet persistem. E embora o número de mercados pareça estar em declínio, os que permanecem estão ganhando mais dinheiro do que nunca.

“Embora a receita total dos mercados da darknet tenha ultrapassado os totais de 2019, o número geral de compras, e também de clientes prováveis, caiu significativamente, embora as compras restantes sejam de valores mais altos”, disse a Chainalsys.

Os fornecedores dos mercados da darknet sofreram – como os fornecedores legítimos – devido a uma rede de postagem e remessa sobrecarregada por conta da COVID-19. No entanto, de acordo com a Chainalysis, a força motriz dessa receita é uma combinação de maior competição e esforços por parte da aplicação da lei para reprimir os próprios mercados.

Consequentemente, a indústria dos mercados da darknet se consolidou para um número menor de participantes maiores.

Essa tendência é apoiada pelos dados, que mostram uma queda acentuada no número de transferências enviadas para os mercados da darknet, mas um aumento na receita total. No gráfico a seguir, as moedas incluídas são Bitcoin, Bitcoin Cash, Litecoin e Tether.

Darknet data

A receita total da darknet aumentou apesar de um declínio no total de transferências. Imagem: Chainalysis

 

Esses números mostram que os clientes da darknet estão fazendo menos compras no total, mas essas compras são, em média, para quantidades maiores. De acordo com a Chainalysis, isso indica duas situações possíveis.

Um, os compradores casuais de drogas estão se afastando da darknet para fazer suas compras, enquanto os maiores compradores estão simplesmente comprando mais por compra. Dois, os compradores casuais estão fazendo compras maiores em resposta à incerteza.

Mas, de acordo com Ingo Fiedler, cofundador do Blockchain Research Lab, essa tendência é principalmente o resultado do aumento do foco da aplicação da lei no mercado da darknet.

“Apenas os mais sofisticados podem ofuscar seus rastros agora. Isso impede que os pequenos negociantes participem do mercado e uma tendência natural para menos, mas maiores negociantes nesses mercados ”, disse Fiedler à Decrypt.

Essa teoria é apoiada pelo fato de que o número de mercados da darknet ativos também está em declínio.

De acordo com a Chainalysis, o número total de mercados ativos em novembro de 2020 (37) é o total mais baixo visto desde novembro de 2017.

Active Darknet Markets

Número de mercados da darknet ativos entre 2015-2020. Imagem: Chainalysis

 

Entretanto, o sucesso da aplicação da lei é apenas uma explicação possível para esse declínio:

“Os administradores frequentemente usam golpes de saída, nos quais o mercado cessa as operações, mas publicamente parece ainda estar ativo para que os administradores possam continuar a coletar dinheiro de compras que nunca serão cumpridas”, disse a Chainalysis.

Inevitavelmente, a COVID-19 também teve um impacto nesta tendência.

COVID-19,indústria e mercados da darknet

Embora a Chainalysis tenha dito que a COVID-19 não foi o maior fator nas tendências dos mercados da darknet deste ano, ainda assim houve algum impacto.

Especificamente, as interrupções nas cadeias de suprimentos e rotas de envio causaram atrasos nos mercados da darknet, gerando reclamações de clientes frustrados.

Em um fórum de mercado da darknet, um vendedor de cocaína com base no Canadá disse: “Com a COVID-19 causando interrupções massivas em todo o país, ainda estou tentando o meu melhor para manter os preços razoáveis, mas competitivos”, acrescentando:

“O correio canadense não está garantindo dois negócios entrega de um dia por enquanto.”

Parece que atualmente pode ser difícil administrar um negócio online ilegal.

Fonte: Decrypt

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.