Outro exit scam? Fundador de exchange foge do país, enquanto os usuários afirmam que os fundos foram roubados

CEO da exchange Thodex, Faruk Fatih Özer fugiu da Turquia com mais de US $ 2 bilhões dos clientes

O Bitcoin despencou mais de 4% na sexta-feira após a notícia de que o banco central da Turquia proibiu o uso de criptomoedas e criptoativos para compras, citando possíveis danos “irreparáveis” e riscos de transação. Apenas uma semana depois, a região está no noticiário, por todos os motivos errados. De acordo com os relatórios recentes, os usuários da Thodex, uma de exchange de criptomoedas turca, não foram capazes de recuperar os investimentos que fizeram.

A Thodex interrompeu abruptamente as negociações esta manhã sem aviso prévio, travando os fundos de seus 391.000 corretores ativos. A exchange, que funciona desde 2017, deu a conhecer o seu comunicado através do Twitter.

Um advogado dos usuários da exchange, Oğuz Evren Kılıç entrou com uma ação judicial; ele afirmou que Faruk Fatih Özer (CEO da exchange) teria fugido da Turquia com US $ 2 bilhões. Kılıç disse:

“Descobrimos que a exchange teve um volume de comércio mensal de cerca de 100 bilhões de liras turcas, o que é cerca de US $ 12 bilhões. Estimamos que cerca de US $ 2 bilhões desapareceram. Este é o maior caso de fraude da história da república”.

A polícia invadiu a sede da Thodex e lançou uma investigação oficial sobre a empresa por formação de uma organização criminosa e fraude agravada. Diz-se que Özer deixou o país pelo aeroporto de Istambul por volta das 18 horas. em 20 de abril, conforme relatado por Habertürk.

Uma coisa que definitivamente chamou a atenção do crypto twitter foi a campanha de Dogecoin da empresa.

Entre 15 de março e 15 de abril, pouco antes do início do frenesi da Dogecoin, a exchange realizou uma campanha de marketing de enorme sucesso, recompensando cada nova inscrição com 150 DOGE. Segundo informações, milhares de novos usuários migraram para a exchange, e seu volume de negócios no sábado atingiu o recorde diário de US $ 1,37 bilhão, o valor diário mais alto do ano passado, de acordo com dados da CoinGecko.

“Desnecessário dizer que o desaparecimento do CEO da Thodex ocorreu em um momento curioso. O governo turco deve agir o mais rápido possível”, disse Cemil Ertem, conselheiro econômico sênior do presidente Recep Tayyip Erdogan, à Bloomberg.

Ele ainda acrescentou:

“Esquemas de pirâmide estão sendo estabelecidos nesta área. A Turquia, sem dúvida, aplicará uma regulamentação que está em linha com sua economia, mas também seguindo os desenvolvimentos globais.”

Fonte: AMBCrypto

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.