Pagamentos com Litecoin começam a receber mais atenção

Uma das maiores críticas em relação ao Bitcoin são os problemas que a moeda digital tem de oferecer pagamentos efetivos em relação ao tempo e custo. Charlie Lee, fundador da Litecoin, previu os problemas de pagamento do Bitcoin e agiu ao desenvolver um blockchain mais amigável aos pagamentos.

Leia mais: Comunidade pró BTC afirma que o site Bitcoin.com está levando compradores a adquirirem BCH por engano

Após ganhar o apelido de “SatoshiLite”, Lee foi contratado pela Coinbase, a famosa exchange. Ele deixou a empresa no ano passado. Desde então, ele vendeu suas Litecoin, a fim de agir mais livremente como uma figura importante no mercado da criptomoeda criada por ele, sem ser acusado de pump and dump.

Após alguns anos difíceis para o Bitcoin em relação à sua fraqueza nos pagamentos, a atenção pode estar se voltando para a Litecoin – que atualmente vive à sombra da febre das ICOs e até mesmo do experimento do Bitcoin Cash.

Na semana passada, um artigo do Business Insider discutiu como a referida criptomoeda, avaliada em US$99 milhões, consegue transferir quantias com uma taxa de 40 cents. Em fevereiro, o varejista online Alza.cz começou a aceitá-la como forma de pagamento. Alza é um dos maiores varejistas da República Checa. Ele fizeram o anúncio através do Twitter.

Ademais, a primeira transação realizada na Lightning Network foi feita completamente através de LTC, quando 0,00000001 LTC foi transferida de Zurique para São Francisco em menos de um segundo.

Esta semana, o fornecedor de cartões de débito, Wirex, anunciou que agora terá suporte para Litecoin em seus cartões. A integração permite aos usuários gastar Litecoin com o cartão de pagamento da companhia. Os usuários podem até mesmo trocar dúzias de altcoins por Litecoin, potencialmente simplificando o processo de liquidar uma ICO ou uma moeda em geral.

Leia mais: Estádio dinamarquês de hóquei no gelo é renomeado para “Bitcoin Arena”

litecoin keychains

Pavel Matveev, CEO da Wirex, disse:

“Wirex continua crescendo como plataforma, então é natural adicionar mais serviços e moedas. Litecoin tem um grande potencial e uma grande comunidade, então há muita demanda por este serviço no mercado”.

A companhia também escreveu em seu blog:

“Pesquisas realizadas com clientes no ano passado relevaram a popularidade da Litecoin como rival e alternativa do Bitcoin. Ela é mais rápida que a Bitcoin, tem menos custos e se tornará uma opção de pagamento global disponível em vários grandes sites.”

Wirex se junta ao limitado número de cartões que torna isso tudo possível.

Conforme Lee tweetou recentemente:

“Para sua informação: o cartão de débito Visa, Coinbase Shift, pode ser vinculado a qualquer carteira em sua conta da Coinbase. Então, além de BTC, ela pode deduzir suas Litecoins (ou ETH/BCH) da carteira.”

TenX, outro fornecedor de cripto cartões, recentemente anunciou em seus blogs os planos para um futuro cartão de débito Litecoin.

“Nós acionamos e estamos trabalhando com a Litecoin Foundation para introduzir um cartão, cujas informações estarão disponíveis em breve.”

Sendo uma criptomoeda e fork do Bitcoin, Litecoin foi lançada através de um client open source no GitHub em 7 de outubro de 2011 por Lee. Diferenças chaves entre Bitcoin e Litecoin são o tempo menor para a geração de um bloco (2,5 minutos), o maior número máximo de moedas (84 milhões), um algorítimo diferente de hashing (scrypt em vez de SHA-256) e uma GUI modificada.

Estas razões combinadas tornam a Litecoin uma opção de pagamento interessante não só para indivíduos, mas também para negócios, conforme planejou Lee. Lightning Network, Alza.cz e Wirex podem ser sinais de uma onda de negócios que explorará o uso de Litecoin para pagamentos.

Leia mais: França reduz impostos sobre criptomoedas de 45% para 19%

Fonte: CCN