Parcerio do IBM usará blockchain para melhorar a qualidade de frutos do mar

O IBM Food Trust, juntamente com a empresa de frutos do mar Raw Seafoods, está usando a tecnologia blockchain para digitalizar a cadeia de suprimentos e melhorar a rastreabilidade das vieiras

Em 17 de outubro, a IBM anunciou uma iniciativa para rastrear vieiras originárias do Oceano Atlântico, em colaboração com Raw Seafoods. A frota que trabalha com a IBM registrará os detalhes de cada captura, anotando o peso da vieira, a hora e o local em que foi capturada e o nome da embarcação que a capturou. Esses dados serão compartilhados com distribuidores, fornecedores e varejistas para melhorar a prestação de contas no setor de pesca.

Nos EUA, cerca de 80% dos frutos do mar são importados, o que pode deixar o setor vulnerável a rotulagem incorreta e fraude.

A cadeia de suprimentos tem sido frequentemente apresentada como um uso da tecnologia blockchain. Ao fornecer um registro imutável de todas as transações, o blockchain pode melhorar a transparência e criar confiança entre as várias partes interessadas na cadeia de suprimentos.

“Tradicionalmente, rastrear a origem de um determinado produto alimentar pode levar dias, se possível, especialmente para vieiras”, disse Rajendra Rao, gerente geral do IBM Food Trust. “Ao reduzir esse período para segundos, conseguimos resolver três das principais preocupações dos consumidores que os impedem de saborear frutos do mar: segurança, sustentabilidade e autenticidade”.

Nos EUA, cerca de 80% dos frutos do mar são importados, o que pode deixar o setor vulnerável a rotulagem incorreta e fraude. Um estudo de 2019 do grupo conservacionista Oceana descobriu que uma em cada cinco amostras de frutos do mar nos EUA foi rotulada incorretamente. No entanto, se todas as partes interessadas pudessem acessar as mesmas informações via blockchain, seria muito mais difícil para os fornecedores transmitirem suas capturas como algo que não é.

Quando o blockchain entrou na consciência pública, foi elogiado como uma tecnologia revolucionária criada para transformar tudo, desde eleições a serviços bancários. Mais recentemente, no entanto, o interesse em adotar a tecnologia blockchain começou a diminuir. Isso pode ocorrer porque a maturidade da tecnologia foi exagerada, o que significa que levará algum tempo até que o blockchain seja amplamente adotado. No entanto, o comércio marítimo continua sendo um setor promissor para blockchain, graças à necessidade de prestação de contas no setor de pesca.

Fonte: TheNewEconomy

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.