Paris Saint-Germain planeja lançar sua própria criptomoeda

Paris Saint-Germain lançará criptomoeda dedicada aos fãs

Paris Saint-Germain (PSG), o grande time francês de futebol, está planejando emitir sua própria criptomoeda como uma forma de incentivar a participação de seus fãs ao redor do mundo.

Leia mais: “Menos arriscado”: Citigroup desenvolve novo método de investimento em criptomoedas

PSG, que conta com estrelas como Neymar, Cavani e Mbappé, anunciou uma parceria com a startup do ramo blockchain Socios, visando utilizar a tecnologia para a chamada “Fan Token Offering”.

Segundo um site de notícias francês, o PSG estipulou como prazo até o fim do primeiro trimestre de 2019 para começar a emitir seus próprios tokens, tornando-se potencialmente um dos primeiros times de futebol a realizar este feito.

Em vez de ter um papel monetário para o PSG, o objetivo do token é permitir que os fãs votem e decidam em questões menos estratégicas, como novos uniformes e oponentes em amistosos, afirmou o veículo de notícias francês.

A posse do token dará aos fãs acesso a ofertas exclusivas, como encontrar com jogadores ou participar de certos jogos.

Ao adotar o blockchain como tecnologia por trás da emissão dos tokens, o PSG espera que o processo de votação se torne mais seguro e transparente, com transações sendo publicamente visíveis.

O chefe de parcerias do clube francês, Marc Armstrong, comentou no anúncio:

“O Paris Saint-Germain está determinado em tirar proveito das oportunidades que as criptomoedas podem oferecer. Esta tecnologia revolucionária terá um importante impacto na estratégia de negócios do clube, bem como na forma como nós nos engajamos com nossos fãs.”

Webitcoin: Paris Saint-Germain planeja lançar sua própria criptomoeda

Clubes europeus estão adotando criptomoedas

Com esta notícia, o PSG segue outros clubes europeus de futebol que abraçaram blockchain e criptomoedas.

No mês passado, sete grandes clubes da Premier League, liga do Reino Unido, incluindo Newcastle United, Crystal Palace e Leicester City, firmaram um acordo com a empresa de investimentos online, eToro, para permitir o pagamento de patrocínio em bitcoin.

Também em agosto, a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) relatou a finalização de um teste bem sucedido envolvendo um sistema baseado em blockchain para venda de ingressos, realizado antes do jogo entre Real Madrid e Atlético de Madrid.

Leia mais: Bobby Lee: “Valor do Bitcoin continuará aumentando em razão da falha que são as moedas fiat”

Fonte: CoinDesk