Parlamento Alemão diz que Bitcoin não é dinheiro

O Parlamento Alemão acha que criptomoedas como o Bitcoin não se qualificam como dinheiro real devido ao BTC falhar em recursos básicos do dinheiro, como agir como um meio de pagamento e troca, e os stablecoins também não são alternativas viáveis

Criptomoedas como o Bitcoin (BTC) não são realmente dinheiro, pelo menos de acordo com o Parlamento Federal alemão. De acordo com um anúncio recente, ativos digitais como criptomoedas não podem ser considerados dinheiro porque carecem de vários recursos que seriam esperados das formas tradicionais de dinheiro.

A declaração oficial foi dada pelo governo ao grupo parlamentar do Partido Democrata Livre. Segundo funcionários do governo, espera-se que o dinheiro adequado seja usado de três maneiras para ser realmente considerado dinheiro: ele deve ser uma reserva de valor, um meio de pagamento e uma unidade de conta.

Um dos principais pontos em que as criptomoedas falham é que elas simplesmente não são amplamente usadas quando comparadas à moeda fiduciária. Eles têm usos muito limitados, você não pode simplesmente ir à loja mais próxima e usar o Bitcoin para comprar café, pois há uma grande possibilidade de que a loja não o aceite.

Os autores da declaração também afirmaram que a alta volatilidade é outra questão que impede o uso de criptomoedas como reserva de valor. Se o preço subir e descer, o valor não está sendo armazenado adequadamente, na opinião deles.

As stablecoins são apontadas como uma tentativa de resolver esses problemas, no entanto, o governo não está muito interessado nelas. O relatório afirma que o governo pretende proibir stablecoins na Alemanha para garantir que elas não funcionem como uma alternativa ao sistema monetário existente.

O documento terminou falando sobre o projeto Libra do Facebook. Segundo ele, no momento ainda não era possível avaliar se o ativo estava em conformidade com a lei alemã ou não. Isso acontece porque o white paper do projeto não foi considerado apropriado como fonte para realmente entender como o projeto funcionará.

Fonte: BitcoinExchangeGuide

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.