Parlamento americano defende e aceita implantar o Dólar Digital

Dólar Digital

Congresso americano quer agilizar o processo de execução da emissão do CBDC, o dólar digital dos EUA, de acordo com deputado Jim Himes

O membro da Câmara dos Deputados de Connecticut, Jim Himes, divulgou uma proposta com o objetivo de iniciar um diálogo sobre os Estados Unidos potencialmente lançando uma moeda digital do Banco Central, ou CBDC, conforme divulgado pela Cointelegraph.

Em um white paper divulgado nesta quarta-feira, Himes instou o Congresso a começar a explorar o lançamento de um dólar digital emitido pelo Federal Reserve para evitar que o governo fique para trás em inovações em tecnologia financeira. De acordo com o legislador dos EUA, uma CBDC “não deve ser pensada como uma substituição de sistemas de pagamento e moedas legados, mas como uma alternativa adicional para consumidores e empresas”.

O white paper apresentou uma proposta na qual uma CBDC poderia apresentar preocupações sobre transparência, segurança e privacidade quando comparada à moeda fiduciária. Himes acrescentou que qualquer estrutura regulatória sobre CBDCs promulgada pelo Congresso deve incluir “processos fortes de identificação de usuários que exigem que intermediários certifiquem a identidade dos titulares de carteiras”, com o Federal Reserve e “entidades comerciais participantes” estabelecendo orientações.

Quanto mais o governo dos Estados Unidos espera para adotar essa inovação, mais ficamos para trás tanto dos governos estrangeiros quanto do setor privado. É hora do Congresso considerar e avançar com a legislação que autorizaria um CBDC dos EUA.

Diferentes agências e departamentos do governo dos EUA exploraram os possíveis efeitos de um dólar digital no caso de autoridades decidirem lançá-lo. Em maio, o Fed divulgou um relatório concluindo que “a implementação da política monetária de uma CBDC de varejo é altamente dependente das condições iniciais do balanço do Federal Reserve”.

Entre os legisladores dos Estados Unidos, Himes muitas vezes pressionou por uma ação do Congresso sobre criptomoedas, especificamente em relação à tecnologia usada para verificar o potencial da Rússia de evadir sanções, e apresentou uma seção de um projeto de lei que muitos criticaram por dar ao secretário do Tesouro poder sem controle sobre certas transações de criptomoedas. O representante de Minnesota, Tom Emmer, também apresentou um projeto de lei em janeiro destinado a impedir que o Fed atue como banco de varejo na potencial emissão de um dólar digital, sugerindo que os legisladores ainda não chegaram a um consenso sobre um CBDC dos EUA.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_