Parlamento europeu votou a favor da mineração do Bitcoin

Parlamento

Mais uma vitória para o Bitcoin, o parlamento europeu rejeitou uma proposta que proibia a mineração de criptomoedas através de Prova de Trabalho (proof-of-work)

A União Europeia votou contra uma proibição de mineração de Bitcoin de fato. Em um grande evento para toda a indústria de criptomoedas, o Comitê de Assuntos Econômicos e Monetários (ECON) do Parlamento Europeu da coalizão rejeitou uma proposta que proibiria a Prova de Trabalho de fazer com que os ativos criptomoedas atendessem a uma “sustentabilidade ambiental mínima”.

Conforme relatado por Patrick Hansen, desenvolvedor da Unstoppable Finance, 32 membros do Parlamento Europeu (MEP) votaram contra essa proibição de fato da mineração de Bitcoin, opondo-se a 24 de seus colegas. Parte de um processo de votação que tenta definir o Regulamento de Mercados de Criptoativos da UE (MICA), a indústria de cripto poderia ter obtido uma grande vitória na Europa.

Os eurodeputados votaram a favor de uma emenda alternativa, como disse Hansen, apresentada por Stefan Berger, economista alemão e membro da União Democrática Cristã (CDU) servindo no parlamento da UE. Assim, a mineração de Bitcoin e criptomoedas farão parte de um sistema de classificação que estabelece quais tecnologias atendem ao status de sustentabilidade para o meio ambiente.

Chamado de Taxonomia da UE, parece uma alternativa melhor para a mineração de Bitcoin. Ainda assim, a atividade relacionada à criptomoeda pode ser classificada como insustentável. Isso poderia criar um impacto negativo na indústria, mas menos significativo do que uma proibição total. Hansen explicou:

Se o POW fosse considerado insustentável sob a taxonomia (muito provavelmente), as empresas de mineração teriam muito mais dificuldade em obter dinheiro de investidores, empresas e governos europeus que precisam alocar cada vez mais seu capital para objetivos verdes.

No entanto, empresas baseadas em criptomoedas, como plataformas de câmbio e serviços de custódia, esclareceu Hansen, não seriam afetadas.

As leis europeias que tentarão fornecer clareza regulatória sobre criptomoedas, também conhecidas como MiCA, entrarão em um período de negociações. Assim que todas as partes concordarem, o projeto se tornará lei, mas, como disse Hansen, empresas e indivíduos terão meio ano para se adaptar às novas regulamentações.

Mineração de Bitcoin na Europa, proibição ainda é possível?

O setor europeu de mineração de Bitcoin, provavelmente o maior e mais afetado por qualquer possível proibição, ainda pode ser impactado. Hansen explicou que os detratores poderiam tentar vetar o atual rascunho do MiCA, que excluía a mineração de criptomoedas, e potencialmente enviá-lo para a câmara principal do Parlamento.

Isso pode trazer mais meses de incerteza para o setor enquanto os eurodeputados o discutem. Hansen considera esse processo ineficiente, pois atrasaria as regulamentações sobre criptomoedas. Ele adicionou:

Há muito trabalho nos próximos meses e anos. Mas hoje é um grande sucesso político para cripto na UE.

Um relatório separado de Peter Slagter, autor do Ons geld is stuk, afirma que o recente PoW votado no parlamento da UE foi impulsionado por grupos ambientalistas. Essas entidades querem “superregular” a mineração de Bitcoin, pois consideram seu consumo de energia excessivo.

Como explica Slagter, a indústria de mineração de Bitcoin está se inclinando para fontes de energia mais verdes e sustentáveis ​​com um consumo muito menor do que o da indústria de ferro e aço, cimento, cobre, produtos químicos, condicionadores de ar e outros aparelhos apenas nos EUA. Slagter disse:

PoW é a essência do bitcoin. Permite a existência de propriedade digital descentralizada. Permite a escassez digital. Ele permite que objetos digitais, dinheiro, por exemplo – tenham propriedades físicas. Bana o PoW e você desativará uma das maiores invenções de TI das últimas décadas.

No momento da redação deste artigo, o preço do Bitcoin é negociado a US$ 38.917 com movimento lateral no último dia, tendo uma valorização semanal de 4,00%

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_