Paulo Kogos propõe usar Bitcoin para pagamento de impostos

O candidato a deputado estadual acredita que o Bitcoin ajudará a reduzir o curso forçado do Real, além de gerar receita no longo prazo

kogos01 interna
Paulo Kogos, streamer libertário e, agora, candidato ao governo de SP. Imagem: Reprodução

Ancap na política

Paulo Kogos, YouTuber autodeclarado anarcocapitalista, publicou um vídeo no dia 18 a respeito de suas 30 propostas políticas. Kogos é candidato a deputado estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), cujo presidente é Roberto Jefferson, condenado durante o julgamento do mensalão, em 2005.

Trata-se de uma proposta semelhante à sugerida pelo governo carioca. Eduardo Paes (PSD-RJ) sugeriu dar 10% de desconto no pagamento do IPTU com a criptomoeda.

Conhecido por defender ideais libertários, como o fim do Estado e a abolição da cobrança de impostos, Kogos é, faz algum tempo, ferrenho defensor do governo de Jair Bolsonaro (PL), candidato á reeleição.

Propostas de Kogos

O candidato propõe o corte de vários impostos para aliviar o bolso dos contribuintes. Por outro lado, ele quer que ouro e Bitcoin sejam aceitos como forma de pagamento pelo governo estadual.

Pagar impostos com criptomoeda pode ajudar a reduzir o curso forçado do Real, segundo o candidato. Além disso, o governo poderia aproveitar o saldo recebido em ativos digitais para aumentar sua receita no longo prazo.

Kogos disse que, por ele, os impostos “seriam zero, mas já que tem, que aceitem ouro e Bitcoin”. A criptomoeda também poderia ser utilizada para escapar da alta inflação do Real, que apresentou grande desvalorização ao longo dos últimos dois anos.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.