Pay Pal se aproxima da tecnologia blockchain, mas ainda analisa Bitcoin

A player do segmento de pagamentos on-line estuda a tecnologia blockchain e os criptoativos, mas ainda parece ter prevenções quanto às moedas virtuais

Com seu reconhecido sistema on-line de pagamentos que agiliza operações, inclusive facilitando transferências internacionais, a Pay Pal vem sinalizando que não quer estar fora da revolução do blockchain. De acordo com uma matéria da revista Forbes, a player do segmentos de pagamentos via internet investiu, recentemente, numa startup do segmento de rede distribuída. A Cambridge Blockchain atua provendo soluções de armazenamento virtual de identidades digitais e interessou a Pay Pal pela possibilidade de certificação da identidade dos usuários, sem o necessário compartilhamento de informações pessoas privilegiadas.

É um fato que se soma à iniciativa de registro de patente envolvendo o uso de blockchain para trazer mais velocidade a pagamentos em criptomoedas, noticiado pela Pay Pal em março de 2018. Foi uma novidade que para os entusiastas das moedas virtuais pareceu representar o caminho para a adoção do Bitcoin como meio de pagamento pela empresa.

Pagamentos em criptomoedas no futuro?

No entanto, conforme declarou John Rainey, diretor financeiro da Pay Pal, apesar de a companhia achar o blockchain interessante e estar se aproximando da tecnologia, ainda é cedo para falar no bitcoin. Algo que vai na mesma linha do que havia dito o CEO da Pay Pal, no começo do ano. Dan Schulman manifestou um certo ceticismo com relação às moedas virtuais, dizendo não haver muito aceitação pelo grande varejo, principalmente pela volatilidade desses ativos financeiros.

Por outro lado, há executivos da própria companhia que apostam no futuro das criptomoedas. Wences Casares, diretor da Pay Pal, é um deles, afirmando visualizar 50% de chance de que o Bitcoin dê certo. Casares credita que a perspectiva de sucesso da criptomoeda tem a ver com o fato de ele operar como alternativa às moedas fiduciárias, e não num modelo de substituição a elas. Na opinião do executivo, em se cumprindo essa trajetória de sucesso, o bitcoin atingiria o valor de US $ 1 milhão, no próximos 7 ou 10 anos. As ações futuras da Pay Pal não tem como ser previstas, mas o ato é que o papel da tecnologia e do sistema financeiro digital não está sendo ignorado pela empresa.

FONTE: CCN

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.