Pegar ônibus usando Bitcoin? Em Fortaleza você pode!

Novas formas de pagamento devem entrar em vigor no início de 2020

Uma boa notícia para os moradores de Fortaleza: a partir de 2020 a capital do Ceará deverá ter, entre outros meios de pagamento aceitos no transporte público, as criptomoedas como opção.

A Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará (Cootraps) não informou quantas criptos e quais serão aceitas, mas é bastante claro que o Bitcoin estará entre elas. Tal mudança representa um grande avanço no processo de estabelecimento e popularização das criptomoedas no Brasil.

A nova modalidade de pagamento será aceita nos micro-ônibus e “topiques” (como é chamado o transporte alternativo na cidade) de Fortaleza através de um aplicativo para celular.

Segundo o Diário do Transporte, o passageiro poderá gerar um QR Code em seu aparelho pessoal para efetuar o pagamento da tarifa. A Cootraps informou que as mudanças não afetarão a agilidade do serviço, de modo que não haverá necessidade de participação do motorista no processo de pagamento.

Outro ponto positivo do novo modelo a ser implementado em Fortaleza é o aumento na acessibilidade ao transporte para pessoas com deficiência visual e dificuldades de locomoção. Será possível que o passageiro, de forma antecipada, comunique o motorista acerca de qualquer auxílio no processo de embarque e desembarque.

O que isso significa para as criptomoedas?

Uma parte importante do processo de estabelecimento das criptomoedas é a difusão no cotidiano das pessoas. Muito se questiona sobre qual o real valor do Bitcoin e outras criptos levando em conta sua (ainda) baixa aceitação no comércio e serviços de modo geral.

A introdução das criptos como forma de pagamento em Fortaleza representa um grande avanço prático, criando um uso real para as moedas e colaborando para sua popularização.

Seja um produto, um serviço ou uma moeda, o sucesso do mesmo depende muito da aceitação do público e do seu engajamento. Nesse sentido a implementação de criptomoedas como forma de pagamento é importante ao permitir que os usuários que possuem tais ativos os coloquem em uso de maneira cotidiana, assim como possibilita que novos públicos tenham conhecimento sobre o Bitcoin e as demais criptomoedas.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.