Perfil de “Elon Musk” lança golpe disfarçado de doação de Bitcoin no Twitter

Twitter e Instagram: Redes sociais cada vez mais suscetíveis à fraudes

De acordo com a mídia, nesta quinta-feira (11 de outubro) um perfil no Twitter utilizando o nome de Elon Musk publicou e divulgou um golpe disfarçado de doação de Bitcoin.

O tweet do esquema foi compartilhado através da conta @TylerFlorence.

WeBitcoin: Perfil de "Elon Musk" lança golpe disfarçado de doação de Bitcoin no Twitter

“Estou doando 5000 Bitcoin (BTC) para toda a comunidade! Decidi realizar  maior doação de criptomoedas do mundo para todos os meus leitores que utilizam Bitcoin. Abandonei o cargo de diretor da Tesla, obrigado à todos pelo apoio!”

Um link postado pelo perfil direcionava o navegador para um site de doação, que pedia aos usuários o envio de 0.2 a 5 Bitcoin, para receber de 1 a 100 BTC em troca.

Tyler Florence é um renomado chef e apresentador de programas de culinária nos EUA. Por esta razão, muitos apontam que ambos os nomes foram utilizados para esconder a verdadeira identidade do autor do golpe.

Leia mais: Lembre-se sempre da história que impulsionou o surgimento do Bitcoin

O incidente gerou grande polêmica, tanto por envolver o nome de duas figuras conhecidas quanto pela informação ter vindo de um tweet promovido.

Tweets promovidos são pagos e geralmente utilizados por anunciantes com o objetivo de atingir um público mais amplo. Geralmente, tais empresas procuram perfis influentes com grande rede de seguidores (neste caso, o CEO da Tesla).

A questão das redes sociais

As redes sociais estão enfrentando diversas críticas pela prevalência de fraudes.

De acordo com a mídia, não é a primeira vez que “Elon Musk” realiza golpes no Twitter.

Um caso similar ocorreu recentemente no Instagram. Uma conta no utilizou a identidade de Vitalik Buterin para pedir doações em ETH para um “grande evento”. O perfil assegurou que todo o valor doado seria devolvido aos contribuintes.

Buterin deixou bem claro que não realiza arrecadações ou doações desta natureza, mudando o nome do perfil de set Twitter para “Vitalik Non-giver of Ether” (Vitalik não-doador de ETH).

Leia mais: Bitfinex suspende depósitos em fiat em meio ao sell-off do Bitcoin

FONTE: COINDESK