Perfil falso de Elon Musk tenta aplicar golpe usando Bitcoin e Ethereum

Golpes ofertando Bitcoin e Ethereum usando nome de Elon Musk continuam enganando investidores

No dia 21/03/2021 o golpe foi aplicado novamente na rede social Twitter, informando que a doação iria ser em dobro do que você enviasse para a instituição de Elon Musk, a Tesla Foundation. O comunicado levava o usuário da rede social a uma página de internet com uma imagem de Elon Musk com o “selo” de Live no canto superior, informando que o stream poderia ser retirado do ar, mas o suposto sorteio iria continuar:

Bloqueio de contração
De vez em quando, a administração do Twitch bloqueia nossos streams. Isso se deve ao fato de que a criptomoeda é proibida na plataforma e não obedece às regras de sua política. Após o envio da transação, mesmo após o bloqueio do stream, você ainda receberá o dobro, independentemente de a transmissão ser ao vivo ou não.

Logo abaixo continuava descrevendo como as pessoas poderiam participar:

Se você quiser participar do sorteio, é muito simples! Tudo que você precisa fazer é enviar qualquer quantia de Bitcoin ou Ethereum, (entre 0,1 BTC – 20 BTC ou 5 ETH – 500 ETH) para nosso endereço de contribuição oficial para este evento, e assim que recebermos sua transação, iremos imediatamente enviar de volta (2x) para o endereço de onde você enviou o Bitcoin ou Ethereum.

E logo abaixo continuava a informação da quantidade do envio para receber em dobro com endereço da carteira do Bitcoin e do Ethereum.

O mais intrigante é que a página mal intencionada ainda alertava que se você não recebesse os  Bitcoins ou os Ethereum, você poderia enviar a mesma quantidade novamente e logo em seguida iria receber o primeiro montante e logo em seguia e a quantidade em dobro.

Até o momento desta publicação, o endereço da carteira de Bitcoin recebe o equivalente a US$ 6.041,00 (0.10953468 BTC), sendo enviado na segunda-feira (22/03) e na carteira referente ao recebimento do Ethereum a quantia de US$ 32,23 (0.01897063 ETH), sendo o ultimo recebimento na terça-feira, dia (23/03).

Casos parecidos no passado

No dia 21 de fevereiro, Sebastian, 42 anos de idade, de origem alemã, seguiu o link postado no Twitter para o que ele descreveu como um site de aparência profissional, onde um oferta do BTC parecia estar em pleno andamento. Os comentários e o link foram postados por uma conta falsa de Elon Musk no Twitter, mas Sebastian não percebeu isso na época.

O sorteio BTC parecia ser administrado pela equipe Tesla de Musk, convidando as pessoas a enviarem qualquer quantia de 0,1 bitcoin a 20 bitcoins, e a equipe devolveria o dobro da quantia. Havia também um cronômetro em contagem regressiva até o final da promoção.

Na época o Sebastian enviou  cerca de 10 bitcoins, valor aproximado de 600k, valor do bitcoin da época era de 59.115

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno.Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_