Pesquisa: 11% das empresas na Espanha usam tecnologia Blockchain
Um estudo recente da empresa de consultoria de negócios da Espanha descobriu que as empresas estão usando blockchain mais do que nunca no país.
O uso de tecnologias descentralizadas está crescendo na Espanha, e não estamos falando apenas de criptomoedas, mas de blockchain em geral, especialmente para fins empresariais.
De municípios e universidades públicas a empresas e indústrias, cada vez mais empresas estão adotando a blockchain de uma forma ou de outra, aumentando a diversidade e a atividade do ecossistema.
De acordo com um relatório da consultoria de negócios IDC Espanha, cerca de 46% das grandes empresas na Espanha são a favor da incorporação de tecnologias de blockchain e cripto para aumentar sua segurança.
O uso de tecnologias Blockchain está crescendo na Espanha
O relatório “O estado da arte da blockchain e das tecnologias criptos na Espanha” foi publicado pelo IDC em parceria com a empresa de tecnologia REALSEC. Ele avalia como as tecnologias blockchains evoluíram nas empresas espanholas e mostra números mais ambiciosos do que os registrados na primeira edição de seu lançamento.
O relatório também afirma que 1 em cada 4 empresas na Espanha teve exposição a tecnologias blockchains, mas 11% do setor empresarial usa ativamente uma blockchain, um crescimento significativo em comparação com 1% registrado apenas um ano e meio atrás.
O relatório também observa que espera-se que 17% das empresas de logística tenham um relacionamento com uma empresa de blockchain ou forneçam serviços de IoT.
Jesús Rodríguez, CEO da Realsec, disse em entrevista publicada no site oficial de sua empresa que embora o uso de soluções blockchains tenha uma aceitação crescente na indústria espanhola, ainda é preciso trabalhar sua eficiência e mostrá-la como um concorrente viável contra outras soluções centralizadas e mais tradicionais.
“A nova economia impõe a adoção de novos modelos de negócios baseados na inovação digital. Neste contexto, em 2020, a blockchain passou a ser percebida como uma tecnologia eficiente que contribui para a redução de custos e riscos e como uma das principais estratégias tecnológicas que pretende incorporar um grande número de empresas. ”
Blockchain sim, criptomoeda não
A Espanha adora a tecnologia blockchain. Na verdade, o próprio governo está promovendo uma área restrita regulatória que poderia servir para impulsionar os negócios de blockchain em várias áreas, e o Banco Central da Espanha disse que priorizou as investigações sobre uma CBDC.
No entanto, o governo não é muito amigável com a filosofia das criptomoedas e tem trabalhado muito para taxar o comércio de criptomoedas, mesmo considerando o uso de IA para identificar traders de criptomoedas. Além disso, o governo está aberto a reformar sua estrutura legal para melhor regular as criptomoedas.
Recentemente, a repartição de impostos da Espanha enviou mais de 15.000 cartas para vários traders de criptomoedas e hodlers registrados no país, lembrando-os de pagar seus impostos. Anteriormente, as autoridades haviam solicitado às exchanges locais e aos provedores de serviços financeiros informações sobre como os usuários trocavam suas criptomoedas.
Parece que a Espanha é outro país com a mentalidade de “Blockchain sim, Bitcoin não”.
Fonte: CryptoPotato
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.