Pesquisa aponta que 80% dos estadunidenses querem diversificar reservas de ouro dos EUA com Bitcoin

Copia de Contra Capa 68

A maioria dos entrevistados achou que seria uma boa ideia converter parte das reservas de ouro dos Estados Unidos em Bitcoin.

Uma pesquisa recente do Projeto Nakamoto, um grupo sem fins lucrativos voltado à educação e defesa do Bitcoin, revelou que quatro em cada cinco estadunidenses gostariam que parte das reservas de ouro dos EUA fosse convertida em BTC.

A pesquisa, com 3.345 participantes, fez a seguinte pergunta: “Supondo que os Estados Unidos estejam considerando converter parte de suas reservas de ouro em Bitcoin, qual porcentagem você aconselharia converter?”

A maioria dos entrevistados recomendou converter entre 1% e 30% das reservas.

Muito ceticismo

O cofundador do projeto, Troy Cross, disse que muitos duvidaram dos resultados, sugerindo que apenas entusiastas do Bitcoin teriam respondido à pesquisa.

“Também ficamos surpresos. Mas os resultados são os resultados. Quando foi oferecido um controle deslizante para que os entrevistados aconselhassem o governo dos EUA sobre a proporção ideal entre Bitcoin e ouro, poucos colocaram 0% em Bitcoin e 100% em ouro. A maioria se fixou em torno de 10% de Bitcoin”, explicou.

As proporções recomendadas de BTC caíram significativamente com a idade dos participantes, o que não foi surpresa, considerando a relação inversa observada em uma pesquisa anterior entre idade e posse de Bitcoin.

O cofundador do Satoshi Action Fund, Dennis Porter, disse que também duvidou dos dados no início, acrescentando:

“Os americanos simplesmente não se importam tanto com o ouro, e a maioria das pessoas tende à diversificação quando tem essa opção.”

A pesquisa, realizada entre fevereiro e meados de março, foi feita online e os participantes foram pagos. No entanto, a empresa responsável pela coleta de dados, Qualtrics, foi instruída a combinar a distribuição do Censo dos EUA em termos de idade, gênero, raça, renda, educação e localização geográfica o mais fielmente possível, segundo Cross.

O estudo também revelou que cerca de 66% dos entrevistados tinham uma opinião neutra ou positiva sobre a reserva estratégica de Bitcoin proposta por Donald Trump.

Espaço para diversificação

Os Estados Unidos possuem o maior estoque de reservas de ouro do mundo, com 8.133 toneladas avaliadas em mais de US$ 830 bilhões aos preços atuais.

O governo estadunidense também detém cerca de 207.189 BTC, avaliados em aproximadamente US$ 22 bilhões, menos de 3% do valor de suas reservas de ouro, segundo o BiTBO — ou seja, há bastante espaço para diversificação.

O assessor da Casa Branca, Bo Hines, sugeriu uma nova estratégia na qual o Tesouro poderia começar a comprar Bitcoin usando os lucros das reservas de ouro. Se implementado, esse plano poderia levar à aquisição de até 1 milhão de BTC em cinco anos.

Ele citou o projeto de lei “Bitcoin Act of 2025”, da senadora Cynthia Lummis, afirmando em março: “Se de fato realizarmos os ganhos com esses certificados de ouro, isso permitiria adquirir mais Bitcoin sem impacto no orçamento.”

O secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr., também sugeriu em julho equiparar as reservas de ouro do país com uma quantidade equivalente em BTC.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.