Pesquisa aponta que pagamentos transfronteiriços utilizando o Blockchain irão atingir 1,3 bilhão em 2023

Blockchain irá registrar grandes quantias em transferências nos próximos 4 anos

De acordo com uma pesquisa realizada pela Juniper Research, o número de transações transfronteiriças registradas no blockchain poderão aumentar para 1,3 bilhão até 2023, uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 82% nos próximos 4 anos.

Baseando-se no índice, o valor das transações irá alcançar US$134 trilhões sem precedentes, uma CAGR de 87% até 2024.

A pesquisa, intitulada “Blockchain para Serviços Financeiros: Oportunidades, Desafios e Previsões 2019-2030”, argumenta que a tecnologia se tornará muito importante para instituições financeiras que buscam melhorar seus resultados.

A Juniper prevê que os bancos economizem cerca de US$27 bilhões por ano até 2030 por meio da implementação do blockchain.

Liderando fornecedores de serviços financeiros, a empresa avaliou 19 fornecedores da tecnologia, pontuando seu nível de agilidade, inovação e presença, a complexidade de suas soluções blockchain e perspectivas na área. A pesquisa classificou IBM, Infosys Finacle, Interbit, Deloitte e Digital Asset como as cinco principais fornecedoras do setor.

A IBM indiscutivelmente continua posicionada como líder, tendo atraído diversos clientes em instituições financeiras e desenvolvido produtos “maduros” baseados no blockchain, incluindo uma plataforma de trade finance e trabalho “sob medida” em setores que vão de digitalização de valores mobiliários até derivativos.

Em paralelo, a Infosys Finacle segue desenvolvendo suas soluções independentes através de sua Estrutura Blockchain e Finacle Trade Connect, ganhando uma forte base de clientes entre bancos.

Contratos inteligentes no núcleo do Blockchain Offering

Entre suas pesquisas, a Juniper descobriu que contratos inteligentes serão a chave para instituições financeiras, particularmente graças à sua precisão e transparência. Isso é exemplificado pelo uso de contratos inteligentes pela JP Morgan Chase para diminuir custos de conformidade através da plataforma Quorum, rede de transações de contabilidade distribuída desenvolvida no Ethereum.

A pesquisa cita o crescimento contínuo de custos de conformidade, nos mercados da América do Norte e Leste Europeu em especial, como o motor que impulsiona o investimento de bancos em soluções inovadoras, como contratos inteligentes.

FONTE: THE FINTECH TIMES