Pesquisa da Steam mostra Windows 11 finalmente superando o Windows 10
Quase três anos após o amplo lançamento do Windows 11
O Windows 11 vem fechando a diferença em relação ao seu predecessor na pesquisa da Steam há muito tempo. Agosto finalmente viu o sistema operacional mais recente superar o Windows 10, atingindo uma participação de usuário de 49,17%, enquanto o Windows 10 caiu 3%, para 47,09%.
Vale sempre lembrar que a pesquisa da Steam inclui apenas dados de usuários da plataforma que optam por participar. A participação global do Windows 11, conforme relatado pela Statcounter, é de 31%, cerca da metade do que o Windows 10 possui. No entanto, os usuários globais do Windows 11 vêm aumentando desde abril, enquanto a base de usuários do Windows 10 vem diminuindo.
Passando para a seção de GPU, os quatro melhores performers em agosto foram todos de laptops: RTX 4060, 3060, 4050 e 4070, nessa ordem. A melhor placa não portátil nesta seção foi a RTX 4070 Super, que viu um aumento de 0,17%. A melhor placa RDNA 3 da AMD foi a RX 7900 XTX, com um aumento de 0,03%.
Olhando para o gráfico principal da GPU, a RTX 3060, que logo será descontinuada, permanece a placa mais popular entre os participantes da pesquisa, apesar de perder uma participação de 0,37% no mês passado. A GPU para laptop RTX 4060 agora passou para o segundo lugar, à frente da GTX 1650, uma ex-número um. Mais de três quartos de todas as GPUs no gráfico são da Nvidia. A AMD representa 15,4%, enquanto a Intel tem 7,7%.
- Veja também: Google Meet agora gera notas automáticas com IA
Outra grande mudança nos resultados do mês passado é que o chinês simplificado é mais uma vez o idioma mais comum (35%), superando o inglês (31,1%). É quase certo que o enorme sucesso de Black Myth: Wukong contribuiu para o aumento do chinês simplificado, já que se estima que cerca de 80% de todos os jogadores do jogo sejam da China. O enorme número de jogadores de Black Myth também ajudou a Steam a atingir um recorde de 37 milhões de jogadores simultâneos na semana passada.
Em outras partes da pesquisa, quase metade de todos os participantes agora têm 16 GB de RAM em suas máquinas e a AMD erodindo parte da participação da Intel na seção de CPU – um terço das CPUs dos participantes são da Team Red.
Finalmente, vemos que 8 GB continua sendo a quantidade mais comum de VRAM, mas está diminuindo à medida que 12 GB aumenta, apesar de alguns jogos fazendo com que até 12 GB de memória de vídeo pareçam desatualizadas.