Pesquisa sugere que Satoshi Nakamoto lançou Bitcoin de Londres
Os pesquisadores analisaram as atividades de Satoshi Nakamoto de 2008 a 2010 e concluíram com “razoável confiança” que ele estava localizado em Londres quando o Bitcoin foi ao ar.
A identidade anônima do criador do Bitcoin continua sendo o mistério mais notável dentro do universo cripto, com inúmeras especulações sobre quem é Satoshi Nakamoto. As últimas pesquisas sobre o assunto afirmam que Nakamoto viveu e trabalhou no BTC em Londres.
A metodologia dos pesquisadores
Embora a comunidade cripto tenha visto algumas reivindicações (leia principalmente Craig Wright) insistindo que são Satoshi Nakamoto, a verdadeira identidade desse homem misterioso (ou homens) ainda é uma especulação, na melhor das hipóteses.
Um novo estudo do The Chain Bulletin mergulhou em algumas das primeiras postagens públicas de Nakamoto. Esses incluíram 539 publicações Bitcointalk, 169 SourceForge commits, 34 emails e “outros dados disponíveis”.
Esta atividade analisada ocorreu a partir de 31 de outubro de 2008, quando ele anunciou o Bitcoin pela primeira vez, e terminou em 13 de dezembro de 2010. Nesse ponto, Nakamoto enviou seu último e-mail que “é conhecido por ter carimbo de data / hora UTC”
Usando os dados disponíveis, os pesquisadores compilaram gráficos de dispersão em diferentes fusos horários suspeitos para ver quando Nakamoto estava ativo. Os locais e fusos horários mais prováveis foram Reino Unido (GMT), Leste dos EUA (EST), Pacífico dos EUA (PST), Japão (JST) e Austrália (AEST). Enquanto os dois últimos foram facilmente desmascarados, os três primeiros locais exigiram um exame mais aprofundado.
Bitcoin criado em Londres?
A pista mais significativa sugerindo que Satoshi estava de fato residindo em Londres, e não nos outros dois locais possíveis, durante os dias de criação do Bitcoin vem da mensagem do bloco de gênese.
Essa mensagem continha a agora famosa manchete de um artigo do The Times que foi publicado em 3 de janeiro de 2009 – o dia em que a rede BTC passou a existir. A manchete diz: “Chanceler à beira de um segundo resgate para bancos”.
Segundo os pesquisadores, apenas a edição impressa do The Times distribuída na Inglaterra trazia esse título. A versão online trazia o nome do chanceler na manchete também. Em contraste, a edição americana do jornal nem mesmo publicou a história.
Outros dados da Pesquisa Nacional de Leitores de 2008 mostram que cerca de 43% dos leitores do The Times estão localizados em Londres. Isso, “juntamente com Londres sendo o maior centro financeiro do mundo, torna altamente provável que Satoshi tenha vivido em Londres no período entre 2008 e 2010.”
No entanto, o jornal admitiu que é “impossível dizer com certeza absoluta onde Satoshi viveu quando estava trabalhando em Bitcoin”. No entanto, todos os dados disponíveis sugerem com “razoável confiança” que ele estava na capital da Inglaterra – Londres.
- Veja também: CEO da Ripple explica o que aconteceria com a empresa se o XRP fosse declarado um título
Fonte: CryptoPotato
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.