Pesquisa na web do ChatGPT agora está aberta para todos – sem necessidade de login

A OpenAI tornou a ferramenta de pesquisa na web do ChatGPT acessível a todos, sem a necessidade de login ou cadastro. O recurso, integrado ao chatbot de IA e disponível no site chatgpt.com, foi lançado em outubro do ano passado e expandido para mais usuários ao longo do tempo.
Para acessar a funcionalidade, basta entrar no site, clicar no botão de pesquisa e inserir a consulta. O ChatGPT buscará informações relevantes na web e responderá de maneira conversacional, como um chatbot de IA. Assim como um mecanismo de busca tradicional, as respostas do ChatGPT incluem imagens e links para os sites de onde as informações foram extraídas.
O recurso também está disponível no aplicativo para Android, mas, até o momento, ainda não foi lançado para iOS. Não há uma previsão oficial da OpenAI sobre quando ele estará disponível na App Store da Apple, mas é provável que isso aconteça em breve.
Inicialmente, a pesquisa na web do ChatGPT estava disponível apenas para assinantes pagos. No entanto, em dezembro de 2024, a OpenAI liberou o recurso para todos os usuários com uma conta gratuita do ChatGPT. Muitos especialistas do setor acreditavam que, para que a OpenAI pudesse competir no mercado de buscas online, o próximo passo seria tornar a ferramenta acessível a qualquer pessoa, independentemente de ter ou não uma conta.
O jornal The Guardian relatou em dezembro que a pesquisa na web do ChatGPT é vulnerável a técnicas de injeção de prompts. Segundo o relatório, se um site utilizar texto oculto para inserir informações falsas usando HTML ou CSS, a IA pode absorver esses dados e gerar respostas tendenciosas. Essa falha pode ser explorada para disseminar desinformação, incluindo avaliações falsas de produtos em sites de e-commerce.
Além disso, a reportagem afirmou que a injeção de prompts em textos ocultos poderia ser usada para entregar códigos maliciosos por meio de sites. Essa técnica pode ser explorada por editores de sites mal-intencionados para gerar avaliações favoráveis de seus produtos nas ferramentas de busca com IA e enganar os usuários de diversas maneiras. Ainda não está claro se a OpenAI corrigiu essa vulnerabilidade.
Apesar dessas fragilidades, a decisão de oferecer pesquisa baseada em IA para todos pode representar o maior desafio do Google desde sua criação há quase três décadas. Atualmente, o Google é o mecanismo de busca líder mundial, responsável por cerca de 90% das pesquisas na web entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025. No entanto, com a ampliação do ChatGPT Search, a OpenAI pode começar a exercer pressão sobre o domínio do Google nesse mercado.