Petrobras avança com “programa de desinvestimentos”

O programa de desinvestimentos da Petrobras visa reduzir a dívida da empresa e maximizar os recursos dos seus investidores

A empresa petrolífera estatal brasileira Petroleo Brasileiro SA, a Petrobras, espera concluir negociações sobre a venda de sua refinaria RLAM no nordeste do Brasil em um futuro próximo e está avançando com a IPO de uma unidade de gasoduto, disseram executivos na sexta-feira.

Em declarações aos analistas após a divulgação dos resultados do segundo trimestre da estatal, o presidente-executivo Roberto Castello Branco disse que a empresa espera selar um contrato de venda para a unidade de refino nos próximos “um a dois meses”.

O fundo de investimento de Abu Dhabi, Mubadala Investment Co, está em negociações exclusivas com a Petrobras depois de apresentar a maior oferta pelo ativo durante um processo de licitação em junho.

Durante a mesma chamada, a “downstream chief” da Petrobras, Anelise Lara, disse que a empresa está avançando com os planos anunciados em 2019 para vender um “clutch” de gasodutos offshore por meio de uma oferta pública inicial. Ela disse que a IPO não ocorrerá até 2021, embora a empresa espere selar um acordo com parceiros como Repsol SA e Galp Energia SGPS SA, que seriam necessários para avançar com o negócio até o final do terceiro trimestre.

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

No geral, os comentários ilustram a posição otimista da Petrobras em relação a seu ambicioso programa de desinvestimentos, apesar da redução do interesse em alguns ativos causada pela pandemia de coronavírus.

O chefe de produção da Petrobras, Carlos Alberto Pereira de Oliveira reiterou afirmações anteriores de que a produção seria menor no segundo semestre do ano, atingida por paradas programadas para manutenção. Ele previu oito dessas paradas de aproximadamente 15 dias cada.

As ações da Petrobras listadas no Brasil caíram 1,4% no pregão da tarde, de acordo com o índice de referência da Bovespa no país.

Fonte: Reuters

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.