PF apreende terminal de compra de criptomoedas

O terminal de compra de criptmoedas não é um equipamento ilegal, mas fazia parte de um esquema investigado pela Polícia e Receita Federal.

Essa semana registrou o primeiro episódio brasileiro de apreensão de terminal de compra de criptomoedas. A ação da Polícia Federal ocorreu no Rio Grande do Sul e fez parte de uma investigação que visava desmantelar um grupo gestor de uma empresa que prometia altos ganhos com investimentos em moedas virtuais. Na prática, porém, como apura a investigação conjunta com a Receita Federal, o grupo operava como instituição financeira, investindo dinheiro de terceiros em modalidades tradicionais como os fundos de renda fixa; o que é caracterizado como conduta criminosa. Por isso, a apreensão do terminal de compra de bitcoins, que não é um equipamento ilegal, mas era usado para desviar dinheiro dos investidores.

As informações do processo de investigação dão conta de que 55 mil pessoas tenham feito aplicações em  diversos estados do país, com exceção de Roraima. O terminal de compra de criptomoedas foi encontrado pela Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros (Delecor), na casa de um dos investigados, em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre. A máquina tem um espaço destinado aos depósitos em dinheiro e, ao lado, um dispositivo que gera um suposto protocolo com o saldo adquirido em Bitcoins, e tem a marca de um estabelecimento comercial o que agregou credibilidade. Também há uma gaveta traseira, onde ficava coletado o valor em dinheiro.

Além da máquina a operação conjunta entre Polícia e Receita Federal apreendeu 30 veículos, bloqueou 60 imóveis, além de resgatar um montante em dinheiro de R$ 1.154.489, somados a valores em dólar americano, euro e franco suíço. Dez pessoas foram e seguem presas. O objetivo, de acordo com o chefe da Delecor, delegado Daniel Mostardeiro Cola, é ressarcir o investimento aos clientes da suposta empresa. Os maiores montantes foram de investidores das cidades gaúchas de Caxias do Sul, Porto Alegre e Novo Hamburgo.

 

COM INFORMAÇÕES DE: CORREIO DO POVO

FOTO: MAURO SCHAEFER

 

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.