PF prende contrabandistas de pessoas durante operação “Trinta Réis”
Criptomoedas foram utilizadas pelos bandidos para ocultar patrimônio e realizar migração ilegal de pessoas.
PF desarticula quadrilha cripto
De acordo com informações oficiais, a Polícia Federal prendeu indivíduos responsáveis por contrabando de pessoas na cidade de Dom Cavati, em Minas Gerais. A operação, intitulada “Trinta Réis”, faz referência a uma ave migratória de mesmo nome.
Os criminosos faziam uso de criptomoedas para ocultar patrimônio e executar suas atividades. Pessoas eram transferidas do Brasil para os Estados Unidos.
Além disso, a PF solicitou o bloqueio dos ativos financeiros em posse dos bandidos, bem como a apreensão de imóveis, veículos e valores em espécie. Criptomoedas também devem ser confiscadas durante o processo.
Não é a primeira vez
Acredita-se que a gangue tenha realizado outras atividades entre 2020 e 2021: cerca de 17 pessoas do México teriam sido encaminhadas para os Estados Unidos. A investigação foi iniciada pelo Oficialato de Ligação em El Passo, no Texas.
De acordo com o artigo 232-A do Código Penal, se condenados, os envolvidos no embuste podem pegar até 5 anos de prisão por cada crime. Se forem condenados por todas as acusações, a pena pode ultrapassar 30 anos.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.