PIB de El Salvador registra crescimento de dois dígitos

El Salvador
El Salvador teve melhora no PIB de dois dígitos

El Salvador vem ganhando manchetes em todo o mundo há meses, graças à sua decisão de adotar o Bitcoin como moeda legal oficial. Houve vários pedidos para que o país e seu presidente, Nayib Bukele, revisem e revogassem essa decisão, pois os pedidos ressaltavam que o Bitcoin teria o potencial de prejudicar negativamente a economia do país.

Os pedidos vieram do FMI e do Banco da Inglaterra para remover a moeda digital como moeda legal para evitar efeitos devastadores na economia do condado. No entanto, os números para 2021 mostram um crescimento recorde no PIB de El Salvador. Mas o Bitcoin teve algo a ver com esse crescimento?

El Salvador registra crescimento de dois dígitos no PIB

Conforme divulgado por Bitcoinist, 2021 foi uma montanha-russa para a maioria dos países e suas economias. Saindo dos bloqueios de 2022, os países tiveram que ser criativos, pois as viagens eram restritas em todo o mundo. Embora o início tenha sido difícil, a maioria dos países logo encontrou o caminho certo, assim como El Salvador, que com sua economia próspera tem sido uma das melhores recuperações da pandemia.

O pequeno país norte-americano se recuperou tão bem que sua taxa de crescimento do PIB chegou a dois dígitos no ano. Este é um recorde para o país que nunca registrou crescimento de dois dígitos. Os dados mostram que El Salvador viu seu PIB subir 10,3% em apenas 2021. Saindo do ano anterior, onde houve uma mudança de -7,9% no PIB em 2020 devido à pandemia, essa foi uma mudança bem-vinda para ele.

O principal impulsionador desse crescimento é a exportação, que cresceu 13% em janeiro de 2022 em relação a janeiro de 2021, de acordo com um post no Twitter do presidente Bukele. Isso pode apontar para o país caminhando para outro crescimento de dois dígitos em 2022.

Mas o que o Bitcoin tem a ver com isso?

Um aspecto do PIB de El Salvador que não é tão falado, são as remessas. Ao tornar o Bitcoin uma moeda legal, reduziu com sucesso as taxas de remessa que chegaram a 50% para 0, onde os cidadãos da diáspora podem enviar dinheiro com facilidade e sem problemas. Como as remessas representam uma grande porcentagem do PIB, isso sem dúvida teve um impacto direto em quanto dinheiro está sendo enviado ao país.

Como faz menos de um ano que El Salvador anunciou o Bitcoin como moeda legal, pode ser muito cedo para dizer quais foram os impactos, sejam eles negativos ou positivos. No entanto, uma coisa que é certa é a exposição que esse movimento trouxe para o país.

A nação que as pessoas antes achariam difícil identificar em um mapa entrou no radar dos grandes players com essa jogada ousada, indo além ao propor uma cidade Bitcoin onde tudo será pago em Bitcoin. Também está se preparando para lançar o primeiro título de Bitcoin e o presidente Nayib Bukele lançou a ideia de dar cidadania a indivíduos que investem no país.

O Bitcoin está sendo negociado a US$ 37.885, tendo uma valorização de 0,26% em 24h e uma desvalorização semanal de 14,10% , tendo o seu Market Cap de 718 bilhões, no momento em que este artigo estava sendo editado

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_