PIOR Desempenho do Top 5

Sabemos que os últimos 30 dias não estão sendo fáceis para nenhuma das criptomoedas. Mas se olharmos apenas para as 5 principais, quem está em pior situação?

PIOR Desempenho
Pior Desempenho do Top 5

No momento em que esta matéria é escrita, consultamos a plataforma CoinMarketCap para verificar o Top 5 do Rank. Focando especificamente no quesito valorização nos últimos 30 dias, de cada uma das 5 principais criptomoedas da atualidade, chegamos a uma conclusão para apontar quem teria o desempenho mais afetado, nos últimos 30 dias.

Mas o que é o Rank da CoinMarketCap?

Segundo o glossário da própria, este Rank apresentado pela plataforma é uma lista da “posição relativa” que cada criptomoeda ocupa no mercado. Em vias de regra, a classificação de uma criptomoeda é avaliada por sua capitalização de mercado (Market Cap). Esta capitalização de mercado, ou valor de mercado, é medida através de um cálculo, multiplicando o preço de uma criptomoeda pela sua oferta circulante, em um determinado momento.

Sabendo disso, podemos afirmar que, este Rank pode mudar a qualquer momento e o Top 5 é uma posição MUITO disputada. Algumas criptomoedas não saem do Top 5 há anos, enquanto outras fica trocando de posição, na parte de baixo, buscando o topo da montanha, que é a posição ocupada pelo Bitcoin, reinando absoluto.

Mas estar no Top 5 significa maior lucro?

Absolutamente NÃO. As criptomoedas que ocupam o topo geralmente já têm um valor de mercado estabilizado ou buscando estabilidade. Enquanto moedas que estão abaixo dobram de valor, triplicam de valor, em questão de semanas. O Rank acaba servindo muito mais como uma questão de notoriedade, onde aquelas moedas que estão acima ganham a confiança do mercado. É quase impossível que uma moeda que ocupe uma boa posição no Rank seja um golpe ou venha a ser liquidada do dia para a noite. O status de ocupar um local no alto da lista indica que o projeto tem alicerces fortes, já foi testado, existem investidores e parceiros consolidados, etc.

E afinal, quem teve o PIOR Desempenho?

Esse prêmio, caso houvesse um, iria para Ethereum. A principal rede de contratos inteligentes teve a MAIOR desvalorização dos últimos 30 dias. Podemos considerar, inclusive, que houve uma liquidação em massa. Os fatores que levaram ETH a tão alta desvalorização e liquidação não podem ser apontados com exatidão. Todavia, o surgimento de outras Blockchains oferecendo maior rapidez na resolução das transações e taxas CONSIDERAVELMENTE mais baixas, devem ser considerados. E podem apontar um alerta vermelho para a rede que não sabemos se continuará sendo a líder, em relação a contratos inteligentes. Até a total implantação da ETH2 tudo é uma incógnita.

Ethereum tem o pior desempenho do Top 5
Ethereum tem o pior desempenho do Top 5, nos últimos 30 dias.
image 35
Liquidação em massa derruba preço da Ethereum.
Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.