Plague Inc. é removido da App Store na China

Plague Inc. chegou a ser o jogo mais vendido da China no final de janeiro

Lembra dele? Em janeiro falamos sobre o sucesso recente do jogo Plague Inc. O game vinha batendo recordes de jogadores com a ascensão do Coronavírus na China, chegando até mesmo a derrubar o site devido o enorme número de acessos.

Entretanto, parece que o governo chinês não gostou muito de saber disso e revogou o acesso ao jogo para os usuários chineses.

https://twitter.com/NdemicCreations/status/1233006269889437697

“Lamentamos muito anunciar que a Plague Inc. foi removido da China App Store. Isso está completamente fora de nosso controle e estamos trabalhando para encontrar uma maneira de trazer o jogo de volta aos nossos jogadores na China. Nossa declaração aqui: https://buff.ly/2wa0ai2

Alguns pontos precisam ser enunciados sobre o ocorrido: Primeiro, que o jogo já era muito popular na China mesmo antes do surgimento do Coronavírus, portanto, é bastante improvável que o jogo não fosse conhecido pelo governo chinês.

Segundo, é pouco provável que exista uma lei que dê base para a proibição do jogo, ainda mais tendo como base o que foi citado anteriormente. Se fosse um problema legal, o jogo provavelmente já teria sido proibido no país.

O terceiro ponto bem junto com uma suposição: o real motivo do jogo ter sido removido é justamente a ascensão do Coronavírus. É difícil dizer de que forma o jogo poderia impactar negativamente as pessoas, mas se o governo fez essa escolha seria interessante fornecer uma justificativa adequada.

Em publicação em seu blog a Ndemic Creations (produtora do game) veio a público para falar sobre o assunto:

“Acabamos de ser informados de que o Plague Inc. ‘inclui conteúdo ilegal na China, conforme determinado pela Administração do Ciberespaço da China’, e foi removido da China App Store – A situação está completamente fora de nosso controle.”

Quando, ou até mesmo “se” o jogo voltará a ser liberado na China ainda não sabemos. Em caso de novas atualizações tentaremos manter os leitores informados.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.